Prefeitura lança terceira edição do Acelerador de Lideranças Femininas

Na noite dessa quarta-feira (13), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), realizou o lançamento da 3ª edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas (LIDERELA), em uma cerimônia no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o projeto tem o objetivo de acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado.

Ressaltando a importância do Programa para o Município, a secretária da SPPM, Priscila Schran, enfatizou a participação feminina nos locais de liderança. Priscila relembrou que a prefeitura de Guarapuava já deu um grande passo na luta pela equidade de gênero, com o secretariado municipal composto por cinquenta por cento de mulheres e cinquenta por cento de homens, sendo referência para outros municípios do Estado.

“É uma satisfação gigantesca ver cada uma aqui com interesse em ser líder. Isso é extraordinário, isso é transformador para a nossa sociedade. A nossa intenção com o Programa é que tenhamos mais e mais mulheres em todos os setores. Formamos vinte mulheres e cada uma delas formará mais vinte, totalizando quatrocentas líderes em nosso município. Por isso o nome ‘Acelerador de Lideranças Femininas’, porque ele acelera esse processo e daqui a um tempo nós veremos cada vez mais e mais mulheres nestes postos de liderança, assim como é em nossa prefeitura”, salientou a secretária.

Representando o prefeito Celso Góes, a secretária executiva Doraci Senger Luy, falou sobre os desafios que as mulheres enfrentam para ocupar cargos de liderança e como projetos, como o LIDERELA, encorajam esta participação.

“Para a mulher, não é fácil estar em um local de liderança. Quando nós somos líderes, somos desafiadas diariamente. Há muito medo e decisões difíceis a serem tomadas. Muitas vezes teremos que falar palavras difíceis e tomar decisões que não agradam a todos, mas isso faz parte. E nós mulheres temos a capacidade de gerenciar, temos inteligência emocional e precisamos ocupar estes cargos. Estou contagiada por toda essa experiência e quero participar da próxima turma”, ressaltou Doraci.

As duas turmas anteriores formaram trinta e nove líderes para exercer o protagonismo em suas respectivas áreas de atuação. Hoje, por meio de projetos criados por elas mesmas, estão ajudando mais de 200 mulheres a protagonizar as suas carreiras.

Representando o SEBRAE, instituição parceira da Prefeitura no Programa Acelerador de Lideranças Femininas, a consultora de negócios, Fabíola Christine Martins da Silva, destacou a importância da parceria.

“Para nós do SEBRAE, é uma honra fazer parte desse trabalho desde o primeiro LIDERELA. Nós idealizamos, sonhamos e ajustamos este projeto juntas. E ver os frutos disso, a cada ano, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O SEBRAE tem como princípio preparar o empreendedor para gerir o seu negócio por meio de diferentes atividades, dentre elas, o ambiente está inserido. E quando a gente prepara as lideranças desse ambiente, fica mais fácil trabalhar e atingir aquilo que a gente gostaria”, disse Fabíola.

Inscrições

As inscrições para a seleção da turma da 3ª edição do LIDERELA já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de março pelo link disponível AQUI.

O público-alvo do Programa são mulheres que já exercem a função de direção, gerência, presidência, coordenação ou que sejam líderes empresariais e empreendedoras sociais nas áreas comunitária, política, empresarial, sindical, movimento de mulheres, indústria, agro, cultura, construção civil, cultura, esporte, poder público, tecnologia, terceiro setor, acadêmica, entre outras.

O início das aulas está marcado para o dia 9 de abril de 2024, das 8h às 17h. Ao todo são quinze encontros realizados de forma quinzenal.

A SPPM relembra que a inscrição não significa a participação no Programa LIDERELA. A candidata será submetida à avaliação do SEBRAE que fará a seleção das alunas.

Mais informações podem ser encontradas no formulário de inscrição ou pelos números da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (42) 3142-1150 e (42) 98402-6987.

Deixe um comentário