Prefeitura de Guarapuava participa da segunda edição do Smart Day

Com o tema: “Prepare-se para fazer escolhas!”, nos dias 15 e 16 de agosto, o Centro Universitário Campo Real promove a segunda edição do “Smart Day”. A Prefeitura de Guarapuava, por meio das  secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Políticas Públicas para Mulheres, e de Turismo e Eventos, participa do encontro.

Presentes no evento, cada secretaria apresentará seus trabalhos, com o intuito de despertar o olhar dos estudantes para o setor público que é fundamental na vida de toda a população.

Durante dois dias, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, a instituição promove uma mostra de seus cursos e profissões para alunos do ensino médio da cidade e da região.

Conforme a organização, o intuito do “Smart Day”, vai além da apresentação das profissões e objetiva incentivar os alunos a estudarem e, desta forma, construírem um projeto de vida com foco no desenvolvimento da região.

“Recebemos o convite com muita alegria e vamos participar deste evento. Esta é uma oportunidade para despertar nos adolescentes e jovens o desejo e o interesse no cuidado das coisas públicas.

A partir de ações e de estudos, muito se pode fazer em favor da comunidade. São iniciativas como esta que fazem a diferença e instigam a criatividade e a vontade de melhorar a vida de todos no entorno”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“O ‘Smart Day’ mostra de profissões, desempenha um papel crucial ao oferecer aos estudantes uma visão direta das diferentes carreiras disponíveis. Elas permitem que os alunos explorem diversas áreas, entendam as demandas, responsabilidades e possibilidades de cada profissão, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional.

Além disso, esse evento pode inspirar paixões e interesses, orientando os jovens na escolha de carreiras que melhor se alinhem com suas habilidades e aspirações”, discorreu a diretora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretária interina da Pasta, Marja Lúcia Sá.

Nos dois dias, haverá orientação profissional, com atividades de todos os cursos da instituição. Além disso, serão realizadas atividades de lazer e apresentações culturais. Será aos professores, um local reservado, com oficinas específicas, espaço para descanso, relaxamento e lanche.

O setor de alimentação contará com a parceria dos produtores da Feira da Economia Solidária, já em parceria com a prefeitura e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento é gratuito e aberto a toda população.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).