Quatro meses depois de implantado, e devido ao sucesso da plataforma de atendimento virtual, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu criar um canal da assistente de saúde ‘SARA’, dedicado às crianças.
A partir desta segunda-feira (16), crianças com síndromes gripais leves e moderadas, serão atendidas de forma virtual, por médicos, que fazem parte da parceria entre o Instituto Laura Fressatto, proprietário da plataforma que faz a gestão dos médicos que compõem a rede de atendimento, e a Secretaria de Saúde.
Vale lembrar que, forma rápida e à distância, o sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, tem a capacidade de identificar, monitorar os problemas e fazer o atendimento por teleconsulta, e, conforme a gravidade, encaminhar o paciente para um atendimento presencial.
A assessora da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Moema Rodrigues França, contou que o canal de atendimento na plataforma ‘SARA’, dedicado às crianças, proporcionará maior agilidade e conforto não só para os pacientes, mas também para os familiares, que, por vezes, precisam ficar por várias horas aguardando atendimento, uma vez que os sintomas dos filhos não se enquadram como prioritários, de urgência.
“Todo paciente, criança ou adulto, que precise de atendimento urgente, terá atendimento mais rápido pela plataforma. Por isso, em muitos momentos, os pais levam seus filhos com alguns sintomas gripais leves para uma Unidade de Saúde e precisam ficar por horas e horas esperando por atendimento. Mas com a assistência virtual, isso não ocorre, porque ele pode fazê-lo a partir de sua casa”, explicou.
Moema explicou que, hoje, “crianças com casos leves de sintomas gripais, por exemplo, ficam na urgência aguardando atendimento, pois não se trata de um caso emergencial. Mas com isso, além da criança, os pais também sofrem muito por causa da longa espera. O que queremos, é que as crianças que tenham as síndromes gripais leves, sejam atendidas em casa e se recuperem o mais rápido possível”.
Como acessar
Para acessar a assistente virtual, é só entrar no site da prefeitura de Guarapuava, que conta com um chat na página inicial. Basta clicar no ícone no canto inferior direito, que um canal de comunicação será aberto e qualquer pessoa pode interagir e ser atendida.
Para quem prefere usar o telefone celular, basta baixar o aplicativo gratuitamente. O botão “fale com a SARA”, está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o Fala Saúde na loja de aplicativos.