Nesta segunda-feira (08), na sede do Centro de Especialidades, ocorreu a assembleia de prefeitos dos municípios que compõe o CIS-5ª Regional. Presidida pelo prefeito Celso Góes, a assembleia deliberou sobre o rateio de custos para o início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-Regional.
“A implantação do SAMU regional é uma necessidade que a formalização do novo consórcio de saúde acelerou e que foi definida nesta assembleia com a aprovação do rateio de custos entre os municípios”, explicou o prefeito Celso Góes, que também preside o CIS-5ª Regional.
Através de uma Central de Regulação, o novo modelo de atendimento móvel de emergência garantirá assistência aos vinte municípios que compõe o consórcio, representando uma população de cerca de 500 mil pessoas.
Segundo o prefeito de Pitanga e presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná, AMOCENTRO, Dr. Maicol Callegari, existia um vazio em assistência de saúde na região Centro-Sul do Paraná.
“Essa união dos municípios torna nossas demandas muito mais visíveis tanto em âmbito estadual quanto nacional. O exemplo do SAMU é importante nesse caso, porque a maioria dos municípios não dispunha do serviço, e com o novo modelo regionalizado conseguiremos atender as emergências com agilidade, salvando vidas e diminuindo eventuais problemas futuros”, enfatizou.
Agora, as cidades devem investir para construção das bases para receber ambulâncias. Uma equipe administrativa deve ser montada até o final do ano para dar andamento ao processo de instalação do SAMU Regional.
Participaram da Assembleia prefeitos e representantes de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond, municípios que compõe o CIS 5ª- Regional.