Dez projetos de construções, reformas e revitalizações para Guarapuava foram entregues, pelo prefeito Celso Góes, ao secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva pq, que esteve cumprindo agenda em Guarapuava, nessa quinta-feira (14).
A entrega ocorreu no Paço Municipal com a presença do vice-prefeito Samuel Ribas, vereadores, secretários municipais e dos deputados estaduais Cristina Silvestri e Artagão Junior.
Os projetos, todos desenvolvidos pelo Cepluhg (Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava), são demandas de diversas secretarias e englobam melhorias para a cidade.
“Nossa equipe do Cepluhg trabalhou duro para desenvolver esses projetos que são complexos e precisam de um olhar meticuloso. No material está tudo bem detalhado, inclusive com os recursos estimados, para que o governo possa avaliar e ter todas as informações necessárias para entender a relevância dessas obras e destinar os recursos solicitados”, explicou o prefeito.
Além fazer entrega física dos projetos e protocolar no sistema do governo do estado, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, fez uma breve apresentação sobre eles.
Os pedidos incluem a construção de uma nova UBS no Residencial 2000, a ampliação da Upa Primavera, a construção do Centro do Idoso, a revitalização da Avenida Rubens Siqueira Ribas, a construção da nova sede do SAMU e do Centro de Formação Continuada para educação de técnicos. “São poucos os municípios que tem isso, vi poucos lugares investirem em formação”, elogiou Guto Silva.
O Chefe da Casa Civil também parabenizou o prefeito pela iniciativa de criar o Cepluhg para o desenvolvimento de projetos. “A gente sabe que não é fácil montar esses projetos. E a tua visão é moderna, pensando a longo prazo”.
Kits de Robótica – Mais cedo, o prefeito acompanhou o Guto Silva na entrega de kits de robótica do programa Robótica Paraná, do Governo do Estado, para escolas estaduais de Guarapuava, Pinhão e Candói. O evento foi realizado no Núcleo Regional de Guarapuava.
Nesse primeiro momento, os colégios Profª Dulce Maschio, Profº Pedro Carli e Dom Pedro I foram os contemplados com os kits, compostos por notebooks, material pedagógico, apostilas e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que possibilitam atividades com o uso de diferentes linguagens (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), por meio da utilização de softwares livres.
Nos próximos dias, os professores serão capacitados para poder dar aulas e usar essas ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos.
“É importante que o nosso jovem que mais precisa tenha o acesso a esse conteúdo, pois sem dúvidas é essa informação, é esse conhecimento que ele precisará ter para exercer alguma das profissões do futuro”, enfatizou o prefeito.