População pode opinar sobre o orçamento de Guarapuava para 2024

Os moradores de Guarapuava tem mais uma forma de fazer sua opinião chegar ao Poder Público. Isso acontece porque a prefeitura abriu uma enquete consultando a população a respeito de quais elementos devem ser priorizados na construção do orçamento público para o próximo ano.

As informações levantadas serão utilizadas na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse documento estabelece quais são as prioridades para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA),que é onde é descrito quais os custos, investimentos e verbas previstas para todo o ano de 2024.

Poder Legislativo e o orçamento público

Ambos documentos são construídos pelo Executivo e encaminhados para votação dos vereadores. Lembrando que o Legislativo pode propor emendas a essas leis para se adequarem aos preceitos estabelecidos pelo Plano Plurianual (PPA), que é proposto a cada quatro anos. A construção dessas Leis seguindo todos os objetivos e metas já estabelecidos no PPA é o que garante a continuidade de políticas públicas.

Além disso, os vereadores, por conhecerem as necessidades da população de perto em sua atuação como agentes, também podem sugerir mudanças nesse orçamento. Mas, é claro, que isso precisa estar de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas.

Para Participar – É possível responder a enquete referente ao Orçamento do Município de Guarapuava para o ano 2024 pelo link abre.ai/ldoguarapuava.

No questionário, o cidadão deve selecionar a área de atuação que a Administração deverá priorizar.

Deixe um comentário