População pode opinar sobre o orçamento de Guarapuava para 2024

Os moradores de Guarapuava tem mais uma forma de fazer sua opinião chegar ao Poder Público. Isso acontece porque a prefeitura abriu uma enquete consultando a população a respeito de quais elementos devem ser priorizados na construção do orçamento público para o próximo ano.

As informações levantadas serão utilizadas na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse documento estabelece quais são as prioridades para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA),que é onde é descrito quais os custos, investimentos e verbas previstas para todo o ano de 2024.

Poder Legislativo e o orçamento público

Ambos documentos são construídos pelo Executivo e encaminhados para votação dos vereadores. Lembrando que o Legislativo pode propor emendas a essas leis para se adequarem aos preceitos estabelecidos pelo Plano Plurianual (PPA), que é proposto a cada quatro anos. A construção dessas Leis seguindo todos os objetivos e metas já estabelecidos no PPA é o que garante a continuidade de políticas públicas.

Além disso, os vereadores, por conhecerem as necessidades da população de perto em sua atuação como agentes, também podem sugerir mudanças nesse orçamento. Mas, é claro, que isso precisa estar de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas.

Para Participar – É possível responder a enquete referente ao Orçamento do Município de Guarapuava para o ano 2024 pelo link abre.ai/ldoguarapuava.

No questionário, o cidadão deve selecionar a área de atuação que a Administração deverá priorizar.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).