Nessa quarta-feira (18), a Secretaria de Agricultura de Guarapuava retomou a perfuração de poços artesianos na área rural do município. Desta vez, a comunidade de Saltinho, no distrito do Guairacá, foi a contemplada. O projeto, que começou no ano passado, tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população do campo, e oferecer dignidade às pessoas. Em 2022, foram perfurados 12 poços nas comunidades. Este ano, outros oito devem ser construídos.
“Água potável é um direito de todos. A continuação deste projeto só confirma o bom trabalho realizado no ano passado. Continuaremos dando atenção às demandas da população, assim como foi com a comunidade de Saltinho, que em breve vai poder contar com a água deste poço”, destacou o prefeito Celso Góes.
“No ano passado, conseguimos realizar a perfuração de doze poços. Quatro deles, nós conseguimos fazer a perfuração com o governo do Estado e os outros oito, fizemos uma licitação e está sendo perfurado e pago com o recurso livre do município”, comemora o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro
“Ao todo, serão perfurados doze poços com recursos próprios. No caso da comunidade de Saltinho, os moradores se organizaram em associação dos usuários da água e a previsão é de que cento e vinte famílias sejam atendidas com água potável”, completou.
Ainda segundo Itacir, o projeto irá impactar positivamente essas regiões, uma vez que as famílias das comunidades rurais dependem deste serviço e têm dificuldades com o abastecimento de água nas propriedades. A previsão é de que mais sete poços sejam perfurados nos próximos dias.
“É importante para todos. Foi um pedido deles (moradores), porque há dificuldade de água aqui nesta região. Agora, com a licitação em mãos e o empenho feito, estamos iniciando a perfuração e devemos, nos próximos dias, construir este que começamos hoje e mais sete, totalizando oito poços. Em seguida, será instalada a rede de abastecimento e o reservatório de água, bem como a estação de tratamento. Cada morador vai receber a água em casa, como se fosse no perímetro urbano”, pontuou Vezzaro .
O secretário da associação de moradores de Saltinho, Romualdo Hornich, conta que a comunidade abraçou a ideia e que todos colaboraram para que a perfuração do poço fosse realizada.
“Organizamos o pedido com a comunidade. Formamos uma diretoria e estamos fazendo toda a tramitação para a fundação da associação. Buscamos parcerias com a prefeitura e a Secretaria de Agricultura, para viabilizar a perfuração do poço, assim como a instalação da rede de captação, distribuição e tratamento dessa água para as famílias da comunidade”, explicou o secretário, que mora na propriedade ao lado do ponto onde está sendo perfurado o poço.
“Para nós, é excelente, porque além de ser uma água tratada, o poço traz diretamente para cada residência, de maneira individual, uma garantia de qualidade de vida. Era um anseio da comunidade que vinha de longo tempo. A adesão (dos moradores) foi bem rápida e todos colaboraram de maneira bem otimista”, concluiu Romualdo.