Políticas Públicas para o desenvolvimento da cidade são debatidas na Câmara

Encontro, que faz parte da Conferência Guarapuava 2035, discutiu as propostas apresentadas pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação à Administração Municipal. A atuação do poder público tem mudado o perfil de Guarapuava ao incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em diversas esferas da sociedade nos últimos anos. Para aperfeiçoar as políticas públicas nessas áreas, nesta quinta-feira (17), foi realizado na Câmara deVereadores um debate sobre as propostas apresentadas pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação à Administração Municipal.

“Dentro dessas propostas nós temos o caminho para uma Guarapuava desenvolvida, inovadora, pautada na economia do conhecimento, conectada com as tendências globais. A política pública é viva, não é a proposta pela proposta, ela só acontece quando traz resultado para sociedade, quando por meio dela, você consegue criar uma nova realidade”, declarou Agenor Felipe Krysa, do Sebrae.

A todo são 50 sugestões/objetivos para o desenvolvimento da cidade, principalmente sobre educação, geração de renda e emprego e desenvolvimento dos serviços públicos. “Quando pensamos no futuro de Guarapuava, se nós queremos uma cidade competitiva, que tenha planejamento, que seja construída para estar numa economia tecnológica, é preciso pensar em conjunto”, destacou Cláudia Crisóstimo, vice-presidente do FCTI.

Entre os principais temas abordados estiveram a atração de investimentos e empresas com alta intensidade de inovação e tecnologia, a atuação do poder público no desenvolvimento econômico pautado em ciência, tecnologia e inovação, a promoção e incentivo de iniciativas na formação da cultura da inovação. Outro ponto mencionado foi a criação do concurso de ideias inovadoras no serviço público.

“Esse evento com certeza mudará o cenário da cidade. Nós sabemos a importância da integração das entidades que podem colaborar e interferir no desenvolvimento. As coisas mudam todos os dias e nós precisamos ficar conectados. Todos têm o direito de buscar o espaço para crescer”, declarou Samuel Ribas, vice-prefeito e secretário de Obras.

Boa parte das propostas é voltada para área da educação como a inclusão da disciplina de Empreendedorismo, inovação e criatividade nas escolas, a formação contínua de alto nível para todos os professores, a transformação digital em sala de aula com uso da tecnologia como ferramenta de ensino, além da criação de programas de qualificação para jovens em tecnologias.

“Não há como falar em tecnologia e inovação sem falar das crianças e das nossas escolas. Nós instigamos as equipes a pensar em novas possibilidades. Para que esse trabalho se concretize, precisamos do apoio de toda a sociedade”, afirmou Ana Paula Werzel da Rocha, diretora do Departamento de Educação Básica.

Ana Cláudia Klosouski, coordenadora do Programa Emprime, apontou que a inovação não precisa ser algo extraordinário, mas surge com pequenas ações.

“Desde 2013 tem sido feita a disseminação da cultura de inovação e colocação em prática das leis para desburocratizar e incentivar o surgimento de novas empresas. Já estamos em um novo estágio de qualidade das discussões e amadurecimento do empreendedorismo que vai alavancar ainda mais nossa cidade”, disse.

O debate na Câmara de Vereadores fez parte da Conferência Guarapuava 2035, que está mobilizando a sociedade para elaborar propostas para o futuro, sendo colocadas como metas de desenvolvimento.

“Cada evento tem que gerar dez propostas para que, no final da conferência, seja gerada uma agenda de atividades e ações com início em 2022. Aí sim, vai começar o trabalho de verdade. O principal objetivo da conferência é que cada ator assuma sua responsabilidade, nós temos que fazer, temos que melhorar. Todos podem melhorar o que está sendo feito com ideias e principalmente, atitudes”, enfatizou o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Paulo Lima, demonstrou o compromisso dos vereadores de auxiliar na construção de projetos inovadores e leis de incentivo. “Daqui saem vários projetos que marcaram e transformaram Guarapuava, a Câmara está à disposição de todos e integra esse projeto de transformação. É um momento ímpar para a cidade, podem contar conosco”, falou.

Para ter acesso ao documento com todas as propostas discutidas, clique aqui.

Participações

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, destacou a importância de promover o ambiente inovador entre os servidores.

O secretário da Agricultura, Itacir Vezzaro, enfatizou a inclusão da agricultura familiar dentro do processo de inovação, além do acesso à internet na área rural.

O vereador Nego Silvio disse que a união de várias entidades, do poder público e diversas pessoas em prol do futuro da cidade é algo concreto e que fará a diferença no futuro que desejamos.

Já a vereadora Bruna Spitzner falou sobre a desburocratização dos processos para atração de novos negócios e empresas que possam processar os produtos primários, com geração de emprego e renda.

Durante o encontro, foram realizadas diversas intervenções para tirar dúvidas sobre as propostas e demonstrar que muitas já estão em andamento no Município.

O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da Câmara. Assista ao acessar aqui.

O secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida, além dos vereadores Cristóvão da Cruz e Professora Bia também estiveram presentes no evento.

Conferência 2035

A Conferência Guarapuava 2035 está promovendo uma programação de 50 dias com palestras e oficinas voltadas para a elaboração de ideias e propostas nas áreas de Ecossistema e Políticas Públicas de Inovação, promovida pelas entidades integrantes do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Programa Emprime da prefeitura de Guarapuava e Sebrae.

Para acompanhar a programação e participar da conferência é necessário baixar o APP, CG 2035 disponível nas versões para Android e IOS.

Deixe um comentário