PMs aprendem como atender mulheres e crianças vítimas de violência

Na tarde desta terça-feira (18), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) realizou a primeira orientação com os policiais do 16° Batalhão da Polícia Militar (16º BPM) de Guarapuava, sobre o fluxo de atendimentos dos casos de violência contra a mulher.

Durante o evento, houve explicações sobre as maneiras de atender e dar suporte a mulheres e crianças vítimas de violência. Houve ainda, explicações sobre a importância das redes de atendimento que envolvem autoridades como a Polícia Militar, Secretarias de Saúde, Assistência, educação, além da SPPM.

“A violência contra a mulher é um problema complexo, sendo assim, deve haver um trabalho integrado da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. É fundamental que os policiais conheçam a rede e os fluxos de atendimento às mulheres para que eles possam saber para onde encaminhar, o que fazer quando se depararem com essas situações no trabalho”, destacou a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Thalyta Forquim Buco.

Sheila de Lara, do 16° Batalhão, falou sobre a importância dessa orientação no dia a dia do trabalho. “É de extrema importância participar desta orientação. Porque sabemos que uma ocorrência não acaba com o chamado e com o primeiro contato com a vítima. Agora nós sabemos como podemos atender e encaminhar essas mulheres vítimas de violência. Tudo isso é muito importante e traz resultados positivos para todos da comunidade”, contou.

Ao todo, 30 policiais do 16° BPM participaram da orientação. Na próxima semana, haverá palestras com grupos diferentes.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).