‘Viatura inteligente’ da PM, com quatro câmeras, vai identificar placas e pessoas

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) passou a utilizar, neste fim de ano, mais um aparato tecnológico contra a criminalidade: a “viatura inteligente”. Ela é equipada com câmeras que têm capacidade de identificar placas de veículos e reconhecimento facial. Os equipamentos foram instalados em uma viatura própria da PMPR que está circulando na Capital, em modelo de teste, e vai participar das ações no Litoral durante o Verão Maior Paraná.

O veículo tem quatro câmeras de monitoramento, sendo duas laterais, uma frontal e outra 360º graus. O sistema das câmeras consegue acessar informações dos veículos e das pessoas filmadas, como idade, características físicas e alerta de foragido da justiça. Além disso, contabiliza a quantidade de pessoas e veículos identificados durante a atividade policial.

As viaturas receberam um chip para acesso à rede, possibilitando o envio das informações coletadas para a central instalada em um setor da Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da PMPR, que fará a leitura do banco de dados e transmitirá o alerta em caso de identificação de irregularidades nos veículos ou mandados contra as pessoas identificadas.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que desde o ano passado a corporação estava procurando equipamentos e tecnologias que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, compatíveis com a atuação da PM. “A viatura inteligente, com monitoramento de pessoas e veículos, é algo que buscamos há bastante tempo e que vai nos auxiliar muito. A tecnologia tem que ser uma aliada no combate ao crime”, afirmou.

O diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira, disse que haverá integração das câmeras com o banco de dados de outros órgãos de trânsito e de segurança para auxiliar na identificação de suspeitos.

“Nós faremos os testes com a viatura durante a temporada de verão e, a partir daí, já avaliar a possibilidade de aquisição desses equipamentos para incorporarem de vez o trabalho da PMPR nas outras viaturas”, explicou.

“A possibilidade da leitura de placas e de reconhecimento facial, a partir da inserção de banco de dados do Detran e dos órgãos de segurança, inclusive municipais, fará com que o policial saiba quem abordar e possa definir antecipadamente de que forma vai agir, levando mais segurança para a população”.

Olho Vivo – A expectativa é que os equipamentos, se aprovados nos testes, sejam adquiridos futuramente para expansão do projeto Olho Vivo, criado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). O projeto conta com sistema de câmeras integradas, que auxiliam no andamento dos trabalhos das forças de segurança do Estado.

Atualmente, mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Sesp. Elas são próprias do Estado ou provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais. A tecnologia permite o reconhecimento facial para a identificação de pessoas suspeitas e a leitura da placa de veículos, facilitando a busca por carros com indicativo de furto ou roubo.

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Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.