Plataforma de cursos gratuitos ProCrea 2.0 supera 15 mil inscritos
O ProCrea 2.0, plataforma de ensino online e gratuito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), completa três anos de relançamento, com mais de 15 mil inscritos. O serviço é voltado para profissionais registrados no Crea-PR, universitários que integram o CreaJr-PR, docentes e funcionários do conselho.
A ferramenta de capacitação e aperfeiçoamento profissional registrou 5.108 inscritos em 2020, quando foram disponibilizados 13 cursos. Em 2021, foram 18 cursos, com 5.048 inscrições. Em 2022, até setembro foram oferecidos 31 cursos, com 3.700 inscritos. “Ao todo, até setembro deste ano, foram mais de 40 cursos e 15 mil inscrições. E iremos ampliar o serviço, sendo que até junho do ano que vem, serão lançadas outras 29 opções”, destacou o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.
Os temas abordados são atuais, a exemplo de “Microgeração de energia solar” e “Ferramentas da qualidade”, cursos que, segundo Prattes, são os campeões de procura. Em geral, são videoaulas dinâmicas de curta duração, além de conteúdo didático. Para cursar, basta acessar a plataforma e realizar inscrição nas opções abertas.
“A ferramenta existe desde 2013, mas era utilizada para cursos internos. Há três anos, relançamos e passamos a disponibilizar capacitações gratuitas para profissionais, estudantes, colaboradores. O objetivo é complementar a formação do público, com conteúdo moderno”, contou.
Para o gerente, a plataforma cumpre seu objetivo de capilaridade, ao democratizar o desenvolvimento de competências profissionais em qualquer canto do estado. “Trata-se de um marco na história do conselho e que tem se tornado um referencial de atualização. Tem ajudado no aprimoramento de competências, de soft skills e na descoberta de novas tecnologias”, comentou Prattes.
Quem tem aproveitado o ProCrea 2.0 é o engenheiro eletricista Marco Antônio Ferreira. Ele já realizou os cursos “Indústria 4.0”, “Máquinas térmicas”, “Microgeração de energia solar” e “Simulação numérica e eletromagnetismo”, ressaltando que a didática e o material de estudo propostos facilitam o aprendizado. “O que pude absorver das aulas me ajudou a rever conceitos, despertando interesse para novas aplicações na minha vida profissional”, disse.
Professora na graduação de Engenharia Eletrônica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, a engenheira eletricista Simone Crocetti, além de realizar algumas das capacitações, tem utilizado a plataforma como apoio para sua prática docente. Como tarefa final, em disciplina sobre planejamento de carreira, ela estimula os alunos a particpar do curso “Entrevista de emprego para engenharias”. No semestre passado, 16 estudantes se inscreveram, número que deve se repetir no próximo semestre.
“Na disciplina falamos muito sobre sonhos, objetivos, ensinamos a elaborar currículos e pitches, que são apresentações de propostas. Com o curso, os alunos aprendem, de forma prática, o que motiva algumas perguntas em entrevistas de emprego, dicas sobre dresscode, entre outras. Eles passaram a fazer parte do CreaJr-PR e são incentivados a fazer este e outros cursos. O feedback tem sido positivo”, detalhou Simone.
O ProCrea 2.0 está disponível no site: moodle.crea-pr.org.br.