Está em pleno funcionamento no setor de sinalização viária da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), a fábrica de placas do município. No espaço são produzidas todas as placas que compõem a sinalização da cidade, bem como placas de regulamentação, de advertência e indicativas.
Marcos Ferreira, responsável pelo setor, falou sobre como a fabricação das placas beneficia o município. Para ele, produzir o próprio material de sinalização melhora a qualidade do trabalho oferecido à população, e reduz custos. Caso houvesse a terceirização do serviço, por exemplo, os valores pagos pela prefeitura seriam altos demais.
“Com um baixo custo de produção, a iniciativa gera grande economia aos cofres públicos e proporciona agilidade nos processos produtivos. Além da produção em massa, a fábrica também restaura placas danificadas”, explicou.
Desde o início deste ano, já foram produzidas mais de duas mil placas. O processo de fabricação depende das demandas recebidas pelo setor. O material utilizado para a confecção é composto por películas refletivas adesivas, além de chapas e tubos de aço galvanizado.