Páscoa: Casinha do Coelho é aberta em Guarapuava

A Casinha do Coelho foi aberta oficialmente neste sábado (01), e já atraiu muitas famílias para a Praça 9 de Dezembro. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Eventos da prefeitura de Guarapuava. A ocasião contou com distribuição de chocolates, feira de artesanato e uma praça de alimentação, além da presença do “Senhor Coelho”.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes esteve presente e expressou sua alegria ao ver as crianças se divertindo, recebendo presentes e tendo momentos em família.

“A gente se esforça em todos os sentidos. Desde infraestrutura, meio ambiente e esportes. Mas não podemos deixar de lado a diversão. Ver a criançada feliz, junto com seus pais, em uma data tão importante como essa, é muito gratificante. Sabemos que a chegada do coelho é esperada por muitos guarapuavanos. Esse momento já é tradicional em nossa cidade”, destacou.

Para a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, a Páscoa é uma data muito importante para a população da cidade, tanto pelo seu significado religioso quanto pela alegria que traz para as crianças.

“A Casinha do Coelho é uma das atrações mais esperadas da nossa cidade. Esse evento além de todo o significado religioso, fomenta o comércio local e, é uma opção de lazer para os guarapuavanos e turistas que estão em Guarapuava nesta época do ano. Este é um evento para a família inteira, temos diversas opções de artesanato de Páscoa e muitas guloseimas na praça de alimentação”, ressaltou.

Durante a noite de abertura, os guarapuavanos receberam e conheceram o ‘Senhor Coelho e seus ajudantes’ em um ambiente decorado com luzes e cores temáticas que encantaram a todos. Os pequenos visitantes puderam receber “ovinhos de páscoa” e ter a imaginação estimulada com pinturas faciais e atividades lúdicas. Além disso, os presentes acompanharam a apresentação da orquestra municipal, da Secretaria de Cultura.

Programação

Ao longo da programação de Páscoa, os guarapuavanos poderão aproveitar a Praça de Alimentação e a Feira de Artesanato desta época do ano que também estão abertas para os visitantes do “Senhor Coelho”.

A Casinha do Coelho continua até o dia 8 de abril, das 19h às 22h30, com exceção da sexta-feira da Paixão de Cristo (7), quando a casinha estará fechada.

Deixe um comentário

Setor de serviços foi o maior gerador de empregos no Paraná em fevereiro

Atividades relacionadas à prestação de serviços geram mais de 22,6 mil novos postos de trabalho

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no Paraná no mês de fevereiro. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades relacionadas à prestação de serviços tiveram 98.991 admissões, com um saldo de 22.665 novos postos de trabalho, o que representa uma expansão de 16,3% em relação a fevereiro de 2024.

A indústria apresentou o segundo maior saldo de empregos do estado, com 7.193 postos de trabalho, e que foi 5,2% maior do que o saldo de fevereiro de 2024.

O comércio, por sua vez, registrou um saldo de 5.428 novos empregos, com crescimento de 34,9% na variação anual. Foram gerados 39.176 novos empregos no Paraná em fevereiro, com 211.674 admissões e 172.498 desligamentos. Em comparação com fevereiro de 2024, quando o saldo de empregos foi de 33.179, a geração de postos de trabalho subiu 18,1% no estado.

Conforme avalia o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o desempenho positivo da economia paranaense no início do ano reflete na forte geração de empregos, especialmente no setor de serviços, que liderou as contratações no estado.

“O comércio também apresentou um saldo positivo de 5.428 novos empregos, com uma variação anual de 34,9%, reforçando a retomada da confiança dos empresários no setor. Esse crescimento está diretamente ligado ao bom desempenho das vendas em janeiro, que superaram a média nacional. O cenário estimula novas contratações e contribui para a manutenção do dinamismo econômico no estado”, observou.

Os municípios que mais geraram empregos no mês de fevereiro foram Curitiba (10.046), Toledo (2.311), Londrina (1.963), Maringá (1.739), Cascavel (1.468) e São José dos Pinhais (1.369).

“Em linhas gerais, os municípios paranaenses obtiveram um saldo de emprego formal em fevereiro de 2025 superior ao observado em fevereiro de 2024. Isso demonstra o forte desempenho socioeconômico do Paraná”, destacou Dezordi.