Parceria permite acesso ao RG a presos que não possuem o documento

Parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Polícia Civil do Paraná, por meio do Instituto de Identificação (IIPR), vai ajudar a confeccionar a carteira de identidade dos presos que não possuem o documento.

O projeto pioneiro será na cidade de Toledo, ao lado do Patronato. Além da população privada de liberdade, o posto avançado visa contemplar familiares de presos e egressos do sistema prisional.

“É o avanço de uma parceria já existente. Anteriormente havia a necessidade do IIPR comparecer nas unidades para identificar um preso. Agora, essa documentação será feita de maneira rápida e por coleta de impressões digitais biométricas, pondo fim a problemas que o próprio sistema prisional enfrenta, por exemplo, em caso homônimos”, afirmou o diretor estadual dos complexos sociais, Everton Rodrigo dos Santos.

Além do acesso ao Registro Geral (RG) sem burocracia e por meio de um sistema mais moderno e seguro, as informações coletadas devem integrar um banco de dados que auxiliará as forças de segurança e o Poder Judiciário.

“Vamos amenizar falhas, evitar dúvidas e também facilitar a reinserção do egresso à sociedade, continuando de forma humana o processo de ressocialização”, completou.

O diretor do IIPR, Marcus Michelotto, disse que o projeto vai permitir a 1ª via do RG aos presos que não têm, além da renovação daqueles documentos já antigos.

“Os servidores do Depen foram capacitados para realizar as coletas biométricas e biográficas, avançando, desta maneira, na garantia de direitos aos detentos, que terão ao documento essencial para o retorno social”, arrematou.

Toledo – O projeto funcionará na sala ao lado do Patronato Penitenciário de Toledo, no segundo piso do Terminal Rodoviário Alcido Leonardi. Devido às regras sanitárias de combate a proliferação do vírus que causa a Covid-19, o serviço deve ser agendado pelo telefone (45) 3252-2006 para o público externo. O atendimento é exclusivo via plataforma de mensagens (WhatsApp), não sendo permitidos agendamentos por ligações telefônicas.

O Patronato Penitenciário de Toledo foi transformado em local de atendimento avançado, em maio de 2020, e seus serviços são voltados aos egressos do sistema prisional, monitorados, prestadores de serviços comunitários e seus respectivos familiares. A média de atendimentos ao mês chega a 500 e a previsão é que seja ainda maior com a implantação da parceria.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.