Parceria entre universidades auxilia na recuperação de feridas

A Policlínica Guairacá recebeu o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, e o reitor do Centro Universitário UniGuairacá Juarez Matias Soares para mostrar os resultados obtidos com o Projeto de Pesquisa sobre Aplicação da Terapia Fotodinâmica no Tratamento de Feridas. Este projeto é desenvolvido por meio de uma parceria público – privado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá).

Conforme a coordenadora e pesquisadora, Tania Toyomi Tominaga, este projeto tem o objetivo de utilizar a terapia fotodinâmica no tratamento de feridas. “Essa terapia utiliza o fotossensibilizador, a luz e o oxigênio molecular. A combinação desses três elementos produz algumas formas reativas de oxigênio que ajudam no controle ou na eliminação de bactérias presentes nas feridas. E uma das grandes causas da não cicatrização é justamente a presença dessas bactérias”.

Além disso, de acordo com a coordenadora da Policlínica, Lilian Karin Nogueira Soares, o projeto além de ajudar na cicatrização das feridas, também ajuda no bem-estar emocional dos pacientes. “O projeto tem ajudado na qualidade de vida dos pacientes. Porque tem muitos pacientes que chegam com feridas grandes e que levam muito tempo para cicatrizar. Muitas vezes a ferida os impede de trabalhar, impede de fazer muitas coisas. E é isso que o projeto tem nos auxiliado, tem melhorado também a saúde mental e física do paciente”.

Por meio do projeto, as pessoas de Guarapuava e região estão recebendo tratamento desde 2016, e para o Superintendente Aldo Bona é visível a evolução. “Hoje, visitando o projeto, a gente pode acompanhar o quanto se caminhou em termos de pesquisas. De definir a técnica mais adequada de condução do tratamento, ver as alternativas que se têm, os resultados de cada alternativa. Ver que isso já resultou em publicações de reconhecimento internacional, mas sobretudo ver que está tendo resultado em benefício aos pacientes”, disse Bona.

Para a vice-reitora do Centro Universitário Guairacá e também coordenadora e pesquisadora do projeto, Kelly Cristina Nogueira Soares, o principal objetivo desse projeto é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Os resultados que encontramos nas nossas pesquisas são bem promissores, porque ele está acelerando a velocidade de cicatrização das feridas, além de diminuir a dor. Este projeto tem a participação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área da enfermagem, biologia, física, fisioterapia e farmácia que trabalham unidos em prol de um tratamento inovador e na recuperação do paciente”.

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Ideb: Educação do Paraná é destaque em evento nacional

Ratinho Junior apresentou no Encontro Anual Educação Já as iniciativas que colocaram o Estado no primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O governador Ratinho Junior apresentou as iniciativas implantadas pelo Governo do Estado para colocar o Paraná no primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele participou, nesta quinta-feira (13), em São Paulo, do Encontro Anual Educação Já, promovido pela ONG Todos pela Educação.

Ratinho Junior foi um dos palestrantes do painel “Governadores e a prioridade à Educação”, ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; Pará, Helder Barbalho; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e de Goiás, Ronaldo Caiado. O painel foi mediado pela jornalista Vera Magalhães e trouxe as experiências dos estados que se destacaram ou tiveram os maiores avanços nas avaliações nacionais de educação.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil no quadro geral. Em 2019, estávamos em sétimo lugar no Ideb e, no ano passado, fomos reconhecidos pelo segundo ano consecutivo com o melhor resultado do País”, disse o governador. “Tivemos um avanço muito grande nos municípios, no ensino fundamental I. Nos inspiramos em iniciativas de outros estados, como o Ceará, para fazer uma parceria com os prefeitos para auxiliar no planejamento estratégico dos municípios”.

Dessa forma, salientou o governador, foi criado o programa Educa Juntos, parceria do Governo do Estado com as prefeituras voltada para a melhoria da aprendizagem e da alfabetização dos estudantes da rede pública. Implanta em 2022 pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), a iniciativa presta suporte aos municípios por meio da distribuição de materiais didáticos, ferramentas de monitoramento escolar e avaliações diagnósticas.

Além disso, o Educa Juntos proporciona formação contínua para os profissionais da educação municipal, para garantir uma base sólida para o desenvolvimento educacional dos alunos. “É muito difícil para uma cidade pequena conseguir reunir um quadro técnico para criar uma estratégia de planejamento e dar um salto na qualidade de ensino”, explicou. “Essa experiência de trazer a força do Governo do Estado junto com os municípios ajudou bastante no avanço da educação básica”.

Ratinho Junior citou ainda outras iniciativas adotadas pelo Governo do Paraná para melhorar a qualidade de ensino. Entre eles está o programa Presente na Escola, que incentiva a permanência dos alunos para evitar a evasão escolar. “Nos primeiros meses em que implantamos essa política, conseguimos trazer 60 mil alunos de volta para dentro da sala de aula”, ressaltou.

Outra ação é o programa Mais Merenda, que oferece três refeições por turno a todos os alunos da rede estadual de ensino. “É o maior programa de segurança alimentar do Brasil. O jovem se alimenta quando chega na escola, depois tem mais uma refeição no recreio e, antes de ir embora, vai para casa alimentado. É uma experiência que a Coreia do Sul fez na década de 1960, que com a boa alimentação na escola, conseguiu atrair os estudantes para a sala de aula, melhorando assim a aprendizagem”, explicou.

Parceiro da Escola  Outra iniciativa destacada por Ratinho Junior foi o programa Parceiro da Escola, que traz a iniciativa privada para auxiliar na gestão administrativa das escolas. O programa está vigente há cerca de um mês em 82 instituições de ensino do Estado e já começa a apresentar os primeiros resultados concretos, sendo avaliado positivamente pelos diretores das unidades onde foi implantado.

“Fizemos um modelo muito democrático no Paraná, para avançar e encontrar a melhor metodologia dentro daquilo que hoje está disponível”, afirmou o governador. “Os pais podem escolher entre a escola convencional, em período integral, cívico-militar ou aquelas em que trouxemos as instituições parceiras para fazer a gestão predial e administrativa, tirando essa carga dos diretores para que pudessem se concentrar na parte pedagógica”.

Ele lembrou que o projeto-piloto foi realizado em duas escolas que tinham notas baixas no Ideb, trazendo bons resultados. “O projeto foi uma transformação nessas unidades, inclusive com relatos dos professores e diretores dizendo que a qualidade do trabalho melhorou muito. Cuidar de torneira quebrada não é uma responsabilidade do diretor, que precisa se concentrar na parte pedagógica, no auxílio ao professor e na melhora do ambiente escolar”.

Educação JÁ – O Todos Pela Educação reúne lideranças políticas, gestores públicos e especialistas nacionais e internacionais no Encontro Anual Educação Já para um amplo debate sobre políticas educacionais. Entre as autoridades que participaram estão ministros da Educação, Camilo Santana; e de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; lideranças do Congresso Nacional, além de governadores e prefeitos.

Nesta edição, estão sendo abordados balanços e perspectivas do Ministério da Educação, avanços educacionais estaduais e a agenda legislativa do Congresso Nacional. Além de temas como Primeira Infância, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Inteligência Artificial, Crise Climática e Equidade na Educação.

O secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda, também participa do encontro falando sobre o uso de Inteligência Artificial no currículo escolar. O Governo do Paraná institucionalizou o ensino com Inteligência Artificial na rede pública estadual, que tem 2 mil escolas.

Mais de 500 mil alunos já utilizam ferramentas todas as semanas em sala de aula, na expectativa de manter os bons indicadores de aprendizagem do Estado. O Paraná segue o exemplo da China, que anunciou recentemente que vai institucionalizar o ensino de IA no país a partir do segundo semestre deste ano.

“O Paraná hoje é destaque com um trabalho arrojado de inovação, que demonstra trazer um bom resultado para a educação pública, em especial para os nossos estudantes”, explicou Miranda. “Este grande encontro do Todos pela Educação reconhece, com a nossa participação, os indicadores do Paraná em relação ao Ideb, alfabetização e nas políticas que o Paraná vem implantando, que são referência nacional”.