Paraná tem rede de museus universitários

O Governo do Paraná lança nesta segunda-feira (20), às 19 horas, a Rede Estadual de Museus Universitários, que será coordenada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O objetivo da rede é criar um espaço de diálogo entre os gestores de centros de memórias e museus para fortalecer o acervo histórico da ciência paranaense. O lançamento acontecerá no Museu Campos Gerais, durante a abertura local da 15ª Primavera dos Museus.

O evento contará com a participação do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além de gestores de espaços de memória e diretorias de cultura de universidades do Estado. Interessados em acompanhar os debates devem se inscrever até este domingo (19) por meio do formulário online.

Toda a programação acontece de forma remota, via Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscritos recebem o link do evento com antecedência e a participação em 75% da semana confere direito a certificado.

“As instituições saem fortalecidas na medida em que trocam experiências, buscam soluções conjuntas junto ao Estado e passam a funcionar efetivamente em rede”, afirma o coordenador de Política de Museus Universitários da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Renê Wagner Ramos.

“O lançamento dessa rede já pode ser visto como um primeiro resultado da aproximação entre gestões dos museus das universidades do Paraná”, destaca.

Painel Temático – Após o lançamento, começa o painel “Museus e História Oral: diálogos possíveis”, coordenado pelo professor Robson Laverdi, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Os painéis e as ações culturais remotas da programação do Museu Campos Gerais na 15ª Primavera dos Museus seguem até sexta-feira (24). Detalhes do evento podem ser encontrados nosite do MCG.

O evento é direcionado para diferentes públicos, como pesquisadores, gestores a estudantes e professores, tanto da comunidade universitária quanto do público externo.

Deixe um comentário