Paraná recebe novas moradias contratadas pelo Minha Casa Minha Vida, diz Zeca Dirceu

No estado, são mais 2.253 unidades nas modalidades rural e entidades em 46 municípios

O deputado Zeca Dirceu (PT) destacou nesta sexta-feira, 1º de novembro, a aprovação de mais 21 moradias do programa Minha Casa Minha Vida na modalidade rural que vai atender as cidades de Anahy (nove casas), Cascavel (cinco) e Goioxim (sete). No estado, são mais 2.253 unidades nas modalidades rural e entidades em 46 municípios. “Às moradias das modalidades rural e entidades somam-se mais 5.195 unidades aprovadas em 2023 para mais 35 cidades paranaenses”, disse Zeca Dirceu.

“Com diálogo, desburocratização e muito trabalho, o governo do presidente Lula alcançou mais de um milhão de moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. E segue firme para bater a meta de dois milhões de moradias até 2026, reafirmando que moradia digna é um direito de todos. O Ministério das Cidades autorizou essa semana a construção de 83 novas casas no bairro Parque das Embaúvas, em Santo Antônio do Sudoeste, cidade paranaense na fronteira com a Argentina”, completou Zeca Dirceu.

Segundo o Ministério das Cidades, foram financiadas  75,2 mil moradias  no Paraná por meio do FGTS, com valor total de R$ 12,1 bilhões em 367 cidades. Em 2023, foram selecionadas 7,45 mil moradias em 111 novos empreendimentos para receber investimento do governo federal em 68 municípios.

Rural e Entidades
As modalidades Rural e Entidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Na modalidade Entidades, 1.001 moradias foram selecionadas em 12 municípios paranaenses. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas. As entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.

No âmbito Rural, foram 1.252 moradias selecionadas em 34 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural. Nas duas modalidades, Londrina vai receber o maior número (531) de unidades habitacionais no estado. Na sequência estão São Miguel do Iguaçu (223), Cascavel (221), Tibagi (135) e Medianeira (120).

Novas unidades
Em novembro de 2023, o Ministério das Cidades aprovou 5.195 moradias do Novo Minha Casa, Minha Vida voltadas às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 3.280) para 37 cidades do Paraná.

Curitiba concentra a maior parte das novas moradias (696 casas). s outras cinco cidades com mais unidades são Londrina (680), Cascavel (600), Foz do Iguaçu (516), Fazenda Rio Grande (179) e Campo Mourão (150). “A execução de parte dessas moradias fazem parte das um milhão já contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida”, disse Zeca Dirceu.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).