Paraná lidera geração de empregos na Região Sul

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o Paraná registrou um crescimento de 0,99% na geração de novos postos de trabalho em maio, em comparação com o mesmo mês em 2023. Foram criados 8.082 novos empregos, com 163.473 admissões e 155.391 desligamentos.

O valor é contrário ao cenário nacional, onde, apesar da criação de 131.811 novos empregos, houve uma queda de 15,35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram gerados 155.704 postos de trabalho. Apesar disso, dos 26 estados e o Distrito Federal, houve crescimento em 26, com exceção do Rio Grande do Sul, atingido pela catástrofe climática no início de maio.

Desempenho Setorial Brasileiro 

  • Comércio e Reparação de Veículos: Um dos setores que mais sentiram a queda foi o de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que gerou apenas 6.375 novos empregos em maio de 2024, representando uma queda significativa de 59,02% em comparação a maio de 2023.
  • Serviços: O setor de Serviços, embora tenha sido o maior gerador de empregos, com 69.309 novas vagas, também apresentou uma queda de 17,89% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Desempenho Setorial Paranaense 

  • Serviços: O setor de Serviços foi novamente o destaque, com um saldo positivo de 5.447 novos empregos, um crescimento de 16,69% em relação ao ano anterior.
  • Indústria Geral: A indústria também mostrou um bom desempenho com a criação de 1.326 novos postos, um aumento de 62,10% em comparação a maio de 2023.
  • Comércio: Diferente do cenário nacional, o setor de Comércio no Paraná registrou uma queda, com 232 empregos a menos em maio de 2024. No entanto, de janeiro a maio, o setor acumulou a criação de 8.063 novos empregos, um crescimento de 137,2% comparado ao mesmo período de 2023.

Com informações da Ascom

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).