Palestra ‘De Homem para Homem’ será nesta terça no Câmpus Santa Cruz

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove, nesta  terça-feira (24), a palestra ‘De Homem para Homem’. O evento será realizado em dois horários – às 9h30 e às 19h, no Auditório Francisco Contini do Câmpus Santa Cruz. As inscrições podem ser feitas no local e os participantes irão receber certificado de participação de duas horas. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica.

O palestrante é o cabo do 16° batalhão de Polícia Militar, João Márcio de Oliveira. Entre as questões abordadas estão: o homem no contexto da violência doméstica; tipos de violência contra homens e mulheres; tipos de violência contra a mulher; pensamento masculino; medidas protetivas; machismo; e feminismo.

A palestra é uma oportunidade para que o público possa tirar dúvidas sobre o assunto e se conscientizar sobre a realidade violenta que as mulheres vivem. O objetivo é contribuir com o combate à violência doméstica e ao feminicídio no estado.

A iniciativa integra o Programa Mulher Segura Paraná, da Secretaria de Segurança Pública do estado, e prevê palestras e ações realizadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil em órgãos públicos, empresas e instituições de ensino, sendo os homens o público alvo.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.