A primeira edição do festival de dança gaúcha Pala Velho chegou ao final nessa quarta-feira (20). Levando centenas de pessoas ao Teatro Municipal, em dois dias seguidos, o evento premiou os melhores dançarinos.
A segunda noite de festa teve o ritmo conhecido como “chamamé” como atração e foi coroada com a premiação dos melhores dançarinos nas categorias mirim, livre e sênior.
Para a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, a realização deste festival é uma forma de ressaltar a importância da cultura gaúcha da cidade.
“A cultura de Guarapuava é plural! A cultura gaucha desempenha um papel significativo em Guarapuava, enriquecendo a vida da cidade de várias maneiras. Ela é uma parte integrante da identidade local, conectando os moradores com suas raízes históricas e oferecendo um senso de pertencimento a uma tradição rica e única. Este tipo de evento estimula os artistas e continuidade destas tradições”, afirmou Felchak.
A comissão julgadora foi composta por Luana Maria Gielow, Rosangela Almeida e Isaac Tomacheski, dos grupos “Os mateadores do litoral” (Barra Velha-SC), “Amigos do Fandango” (São João Batista-SC) e “Unidos Pela Tradição Gaúcha” (Camburiú). Juntos, eles decidiram as nove duplas premiados entre trinta participantes.
Veja os premiados:
Mirim
1º lugar – Letícia Vitória e Mayk José
2º lugar – Maria Clara e Alan Rafael
Livre
1º lugar – Francieli e Mateus
2º lugar – Raycha e André
3º lugar – Monique e Juliano
Sênior 1º lugar – Daiany e Teddy
2º lugar – Lourdes Aparecida e Adebaran
3º lugar – Iraci e Gilberto
Ao todo, foram distribuídos R$ 1.800 em prêmios. Do primeiro ao sexto colocado, todos receberam troféu.
O Pala Velho não é o único festival a comemorar o Mês do Gaúcho e a Semana Farroupilha. Neste sábado (23), o 1º Festival Canta Gaúcho é quem fará os gaúchos saírem de casa com suas “pilchas”.
Realizado pelo CTG Fogo de Chão, com apoio da Secretaria de Cultura de Guarapuava, o “Canta Gaúcho” será realizado no Parque de Rodeios do CTG Fogo de Chão. As inscrições podem ser feitas por AQUI.