Empolgação. Este foi o sentimento do torcedor do Poker Guarapuava Futsal ao sair do ginásio Joaquim Prestes no último sábado depois do empate em 3×3 com a fortíssima equipe da Krona Joinville (SC), um dos times com maiores investimentos do futsal brasileiro.
Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa, afinal foi só uma partida e nem sempre a verdade se traduz no primeiro teste da temporada. Mas o comportamento do time guarapuavano se refletiu na atitude dos jogadores em quadra. Ficou muito claro para todos que acompanharam o amistoso que o elenco tem muito potencial para crescer e transformar todo o trabalho em títulos.
Se colocar na balança as virtudes e defeitos do jogo do último sábado, os pontos positivos são muito mais fortes que os negativos. Embora tenhamos que ter em mente que ainda há muito que se concertar e melhorar até o início das competições.
O fator negativo que ficou mais evidente foram às falhas de marcação, principalmente no segundo e terceiro gols da Krona. No entanto, é compreensível que erros como este aconteçam ainda mais em um começo de trabalho e numa equipe que está em formação. Temos um time muito ofensivo e, por isso, teremos que ter um cuidado maior na defesa. No entanto, acredito que este equilíbrio entre defesa e ataque deverá ser conseguido muito em breve pelos comandados do técnico Baiano.
Agora falando dos pontos positivos, temos um time que não tem medo de arriscar. Isso é muito bom: não faltaram oportunidades em que os jogadores tentaram dribles e chutes ao gol, de vários pontos da quadra. O primeiro gol, marcado por Marquinhos, foi um exemplo disso. Como se diz popularmente, o chute pegou na veia e foi parar dentro das redes. Um golaço.
Outro ponto positivo foiàs trocas dos quartetos. Baiano terá muitas possibilidades de mexer no time sem perder a qualidade, sem que a equipe caia muito entre uma troca e outra, pois o grupo é grande (19 jogadores) e todos que entraram em quadra mostraram ter condições por lutar por uma vaga de titular na equipe.
Além disso, deu para ver que a condição física do grupo, como um todo, está muito boa. Os jogadores suportaram bem o ritmo puxado, apostando na velocidade, sem ficar devendo neste quesito para o time catarinense. Neste ponto, a diretoria e a comissão técnica do Guarapuava Futsal estão de parabéns, pois é fruto do planejamento e da apresentação no mês de janeiro. Acredito que no estadual este começo precoce vai se refletir muito nos resultados quadra.
Ainda existem outros pontos que foram muito positivos, como a boa presença da torcida, a organização do ginásio e a volta daquele clima de grandes jogos, que não experimentávamos há seis meses. Assim como os torcedores estou empolgado e esperançoso para a temporada.
Repito que ainda é cedo para qualquer previsão, mas ficou muito claro ao torcedor queeste ano tem tudo para entrar na história de Guarapuava. É só prosseguir o trabalho nesta toada que a tendência é que tenhamos uma temporada repleta de vitórias e, quem sabe, com mais alguns troféus na galeria do clube.
Itaipu celebra um ano de programa de saúde mental para os empregados
Programa Saudavelmente, criado em 2024, abriu inscrições para escolha de ‘Embaixadores’. Celebração foi nessa sexta-feira
A Itaipu Binacional comemorou nessa sexta-feira (4) o primeiro ano do Programa Saudavelmente, uma iniciativa lançada em abril de 2024 que tem como meta o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores(as) e familiares. Com ações voltadas para prevenção, promoção da saúde e acolhimento psicossocial, o programa apresentou um balanço de atendimentos realizados durante esse período e anunciou como novidade a abertura de inscrições para escolha de “Embaixadores do Saudavelmente”.
O mapeamento de saúde mental realizado pelo programa teve 622 participantes; foram realizadas 25 palestras e ações presenciais, além de 73 reuniões entre a MentalClean (parceira da Itaipu na gestão do Programa Saudavelmente) e o Núcleo Técnico do Programa; treinamentos com mais de 100 líderes e mais de 70 profissionais da Saúde e RH e mais de 105 atendimentos via Canal 0800.
O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, esteve presente na celebração e ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Sem nossos recursos humanos, a empresa não existe. Investir na saúde mental é fundamental para garantir que nossos colaboradores estejam bem física e emocionalmente”, afirmou.
A psicóloga Vanessa Ramos Lima, gerente da Divisão de Seleção e Acompanhamento de RH e gestora do Programa Saudavelmente, destacou a importância do programa. “Desde o início, sabíamos que era um tema complexo e essencial, especialmente em uma empresa da dimensão de Itaipu. Hoje, temos um canal de apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, que já atendeu mais de 105 pessoas diretamente e está disponível para todos os dependentes”.
Com um mapeamento inicial que revelou o estresse como principal desafio enfrentado pelos colaboradores — alinhado às estatísticas nacionais que apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo — o Programa Saudavelmente segue expandindo suas ações com foco na prevenção e promoção da saúde. “Queremos estimular hábitos saudáveis e o autocuidado para alcançar uma saúde plena”, concluiu Vanessa Ramos Lima.
O
programa abrange diversas frentes, como assessoria financeira, nutricional, jurídica e social, além do suporte emocional. Segundo Fátima Macedo, CEO da MentalClean e psicóloga do trabalho, o objetivo é oferecer um apoio integral aos colaboradores e suas famílias. “Esse cuidado vai além do ambiente corporativo, chegando às casas dos empregados e ajudando em questões como conflitos familiares, endividamento ou dificuldades escolares dos filhos”.
Entre as ações realizadas estão oficinas abertas para empregados, como o workshop “Caixa de Primeiros Socorros Emocionais”, que teve ampla adesão. “As pessoas ainda têm uma questão de resistência ou falta de gestão de tempo para colocar em prática as ferramentas de autocuidado e gerenciamento de estresse. Isso tem aparecido muito nos treinamentos e workshops”, apontou o psicólogo especialista em saúde ocupacional e facilitador da MentalClean, Felipe Sitta da Silva.
Cláudio Henrique Cardoso Costa, gerente de operação da usina e subestações, destacou a importância do programa para a gestão interna: “Isso traz boas práticas que podemos aplicar aqui na Itaipu. A equipe se sente acolhida e mais confiante para expor problemas antes que evoluam para doenças graves”, explicou.