Novos playgrounds são instalados em três escolas da cidade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a instalação de três novos playgrounds em unidades municipais de ensino. As escolas Antonio Lustosa de Oliveira, Irene Guimarães Pupo e Professor Francisco Contini receberam os aparelhos neste primeiro momento. Objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e divertido.

O investimento de R$ 4.399.986,36 (Quatro milhões, trezentos e noventa e nove mil, novecentos e oitenta e seis reais e trinta e seis centavos) vai trazer mais oportunidades de interação e desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.

“A nossa premissa básica é criar condições para que nossas crianças cresçam em um ambiente saudável, no sentido de gerar recursos necessários para desenvolver o seu potencial como ser humano, oferecendo boas oportunidades de habitação, saúde, educação e também para o brincar”, salientou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

Segundo o diretor do Departamento de Execução Orçamentária e Financeira, Luan Ricardo da Silva, a aquisição se fez necessária para que seja disponibilizado aos alunos da rede pública a possibilidade de usufruir de um ambiente lúdico e que promova o desenvolvimento necessário ao seu aprendizado, buscando enriquecer os campos de experiência, cumprir com os direitos de aprendizagens e a equidade entre as crianças, mencionados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os espaços destinados às crianças devem sempre ser estimulantes para todos os seus sentidos e para a sua imaginação, apresentando possibilidades diferentes de ação para contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e estimular sua criatividade.

Vale ressaltar que o município de Guarapuava, e, consequentemente, a Secretaria de Educação, tem buscado adaptar os brinquedos para que também as crianças com necessidades físicas possam socializar e se desenvolver durante a brincadeira e junto com seus colegas, proporcionando segurança e autonomia em suas atividades e relações”, ressaltou o diretor.

Dois tipos de espaços equipam o playground, cada um adaptado conforme a idade das crianças, contendo balanço, equipamento de recreação com diversos módulos com formatos diferentes, escorregadores, escadas, assento e cadeirinha. Além disso, o parquinho conta com gira-gira misto para portadores de cadeira de rodas.

“Eu estou achando muito legal. Eu não vejo a hora de brincar com meus amigos no parque. Estamos todos ansiosos para brincar e descer no escorregador novo”, contou a aluna Júlia Prado, do 1°B.

A previsão é que no início do próximo ano, a Secretaria Municipal de Educação atenda todas as outras unidades que ainda não receberam os aparelhos.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).