Novo método de pavimentação em Guarapuava é destaque em Tocantins
A convite do secretário estadual de Agricultura, Jaime Café, o assessor especial da Secretaria de Obras de Guarapuava, Eliseu João da Silva, esteve no estado do Tocantins para falar sobre o inovador processo de pavimentação implementado na área rural da cidade.
“O convite do governo do Tocantins foi para falar das experiências desenvolvidas, em Guarapuava, com novos métodos de pavimentação e também trocar experiências para, possivelmente, a mesma modalidade seja estendida também lá, especialmente na área do Deserto do Jalapão, onde existe uma necessidade muito grande de incentivo ao turismo”, comentou Eliseu.
De acordo com o assessor, esse teste está sendo executado há onze anos, porque ele precisa ser acompanhado quanto a resistência do produto ao tráfego pesado e vem se mostrando muito satisfatório. Isso, explicou Eliseu, tem chamado a atenção de vários municípios, outras cidades, outros estados.
“Inclusive, alguns têm nos convidado para falar sobre isso, para passar informações como é o caso de Tocantins. Os engenheiros e técnicos do estado estão programando uma viagem a Guarapuava pra conhecer de perto como é que está se apresentando esse teste, como é que ele está evoluindo”, contou.
Eliseu enalteceu o fato de Guarapuava se tornar referência para outras cidades. “O vice-prefeito Samuel Ribas [secretário de Obras licenciado], quando assumiu, montou uma equipe voltada para inovação, para procurar novas tecnologias que proporcionem menor custo para poder atender as pessoas. E, nesse sentido, algumas soluções boas se apresentaram, como dessa pavimentação.
Nova Tecnologia – A Secretaria de Obras, em parceria com a Surg, iniciou, no ano passado, o testes de uma nova tecnologia que promete revolucionar a vida dos guarapuavanos que residem no campo. O produto, que é utilizado na pavimentação asfáltica das estradas rurais, foi sintetizado em laboratório e apresentou um índice de resistência superior ao asfalto comum, feito com pedras.
“Guarapuava possui, hoje, mais de quatro mil quilômetros de estradas rurais. E, agora com esse novo modelo de pavimentação, vamos inovar e revolucionar a vida de quem vive no nosso interior, garantindo acessibilidade e qualidade de vida para essas pessoas”, destacou, à época, o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas.
Esse sistema de pavimentação foi utilizado, pela primeira vez, na guerra do Vietnã, na construção de pistas de pouso. Há dez anos, foi realizado um teste com esse mesmo sistema no Paraguai, e foi aprovado como uma pavimentação barata para países de terceiro mundo.
O novo sistema não é muito utilizado no Brasil, porém é comum nos EUA, Inglaterra, China, Rússia e Austrália, por exemplo. É um sistema ecológico porque não utiliza a pedra. É um sistema viável e de qualidade que dá continuidade ao processo de modernização da cidade.