Novembro Azul lembra a importância do cuidado com a saúde masculina

Se o mês de outubro é rosa e todo dedicado às mulheres, o mês de novembro é especial para a população masculina. Ainda com muitos tabus e receio de falar sobre o assunto, os homens merecem e precisam de cuidados especiais com sua saúde.

Além da prevenção ao câncer de próstata, que marca o mês de novembro, a época é importante para o cuidado com a saúde masculina de um modo geral. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 46% dos homens entrevistados só vão ao médico quando sentem algo.

Por isso, durante a campanha do novembro azul, reforça-se a importância dos cuidados com a saúde e exames preventivos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A melhor arma contra esse tipo de câncer é o diagnóstico precoce. Por isso, é preciso estar atento aos fatores de risco para a doença. Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e tio, obesidade e raça (homens negros sofrem maior incidência do câncer de próstata) são os principais fatores de risco.

Para aqueles que estão dentro do grupo com fator de risco, a consulta com o urologista deve começar a partir dos 45 anos. Para os demais, a partir dos 50 anos. É o urologista que irá realizar o exame do toque retal e indicar o PSA. Apesar do preconceito, o toque retal permite ao médico avaliar alterações na glândula e cerca de 20% dos pacientes portadores da doença são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Exames de imagem como o ultrassom também podem ser úteis no diagnóstico precoce da doença.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso consultar o urologista e realizar os exames necessários é fundamental para o sucesso do tratamento.

Até o final do mês de novembro, o Hospital São Vicente Unidade Cidade dos Lagos está com condições especiais para Ultrassonografia e Ressonância Magnética da Próstata. Entre em contato pelo WhatsApp (42) 99115-2967 e saiba mais.

Além desses exames, a Mamografia, Ultrassonografia de mamas e  transvaginal continuam com condições especiais até o final do mês.

Deixe um comentário

Tênis falsificados apreendidos são testados por grupo de pesquisa da Unicentro

Objetivo é testar calçados para obter informações sobre a qualidade dos materiais utilizados e os riscos à saúde dos consumidores

Acadêmicos do grupo de pesquisa Biomed Forense realizaram testes no Laboratório de Biomecânica, do Departamento de Educação Física de Guarapuava, em produtos falsificados apreendidos. A proposta integra o Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses e também um estudo do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Unicentro.

O grupo propõe testar calçados de diversas marcas por meio de análises químicas, fisiomecânicas e estruturais, para obter informações sobre a qualidade dos materiais utilizados e os riscos à saúde dos consumidores. Os dados coletados são o início de um grande estudo que será realizado dentro do projeto piloto da mestranda Camila Bueno.

“As coletas de dados realizadas no sábado dão início a um projeto abrangente, que visa fortalecer a segurança pública em nossa comunidade. Foram realizados testes para comparar o desempenho fisiológico e as alterações mecânicas ao usar tênis falsificados e originais”, afirmou.

Através de novas metodologias e estudos científicos, o Biomed Forense e a Unicentro buscam conscientizar sobre os malefícios que produtos falsificados causam à saúde da população, como relatou o professor Ricardo Malfatti, do Departamento de Educação Física. “Descobrimos preliminarmente, que vale mais a pena fazer exercícios descalço, do que usando um calçado falsificado”.

Vinculado à estratégia governamental Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) – Segurança Pública e Ciências Forenses, o projeto auxilia o Grupo de Proteção à Marca – BPG, organização fundada por marcas reconhecidas, a combater o mercado ilegal no Brasil.