Nota Fiscal do Produtor deve ser devolvida até o fim do mês

Os produtores rurais de Guarapuava têm até o fim deste mês para regularizar as notas do produtor. A prestação de contas é obrigatória. Após esse prazo, haverá uma multa de R$ 116,00 por cada nota não entregue, além do cancelamento do Cadastro de Produtor Rural, CAD/PRO do Estado do Paraná.

“É importante para o produtor essa devolução porque impede transtornos futuros de reativação do cadastro para os produtores, além de evitar a multa recebida.

E não é necessário o titular do cadastro fazer a entrega dos documentos, o vizinho ou até o amigo pode fazer a entrega, o importante é entregar”, explicou Ueudes Mota, Diretor de Departamento Nota do Produtor da Secretaria de Finanças.

Guarapuava possui mais de 23 mil notas pendentes para devolução até 31 de janeiro. Após a data limite, além da multa e do cancelamento do cadastro, o produtor também ficará impossibilitado de emitir IPVA, de fazer concessões de novos cadastros junto ao Estado.

A inadimplência acarreta também perda da parceria nas agropecuárias com o CAD/PRO, além de ser necessário refazer o cadastro como produtor.

A entrega das notas deve ser feita no Departamento de Nota do Produtor, anexo à rodoviária de Guarapuava, na Av. Sebastião de Camargo Ribas, 2301 – Bonsucesso, Guarapuava.

Deixe um comentário

Unioeste Foz conclui reforma apoiada pela Itaipu

Convênio entre as duas instituições permitiu recuperação de blocos afetados por vendaval

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recentemente finalizou a reforma de cinco estruturas importantes para o campus de Foz do Iguaçu, danificadas por um vendaval em outubro de 2021. Trata-se dos blocos de salas de aula B, D e E, do prédio administrativo e das passarelas que interligam os blocos, que foram as edificações mais afetadas pela intempérie.

Por meio de um convênio, a Itaipu Binacional investiu R$ 1,3 milhão na reforma. Entre as melhorias nos blocos das salas de aula, está a nova cobertura, a substituição de esquadrias e da parte elétrica (incluindo a troca de luminárias), e pintura. No bloco administrativo, houve manutenção da cobertura com telhas cerâmicas, pintura e revitalização dos pisos. Na passarela, pintura e substituição de telhas.

“Graças a essa parceria, foi possível não apenas recuperar as áreas afetadas, mas também promover melhorias significativas nas salas de aula e no prédio administrativo, garantindo melhores condições para o ensino, a pesquisa e a gestão universitária”, afirmou o diretor da Unioeste em Foz, Sérgio Fabriz.

O bloco B abriga a Assessoria Técnica, o Programa de Educação Especial, a Coordenação de Direito e o Laboratório de Informática de Ciências Contábeis. No bloco D, ocorrem as aulas de Hotelaria e Turismo. E, no bloco E, estão os cursos de Enfermagem, Letras e Contábeis. “A Unioeste reforça sua gratidão à Itaipu pela sensibilidade e compromisso com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização do ensino superior público e de qualidade”, acrescentou Fabriz.

O investimento faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que coordena as ações socioambientais da Itaipu nos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. As ações estão alinhadas às políticas públicas do Governo Federal.