Com o início de um período favorável para reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika, chikungunya e febre amarela, a Divisão de Vigilância Ambiental realiza nesta sexta-feira (26) o Dia D do programa “Não dê Folga Para a Dengue”.
A campanha quer conscientizar os moradores e disseminar as ações de combate ao mosquito. Em um primeiro momento, serão realizadas orientações e panfletagens nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que possuam um agente endêmico (Planalto, Vila Carli, Tancredo Neves, Palmeirinha, Jd. Araucária, Bonsucesso, Recanto Feliz, Entre Rios, São Cristóvão, Primavera, Morro Alto e Santana). Além da panfletagem.
No sábado (27), terá uma exposição no Shopping Cidade dos Lagos, com objetivo de continuar a conscientização do combate ao Aedes aegypti.
Mutirões também irão acontecer gradativamente nos bairros com maior índice de focos.
“Nos meses de novembro a maio é o período mais favorável para as arboviroses em geral. Por isso, queremos realizar essa conscientização em massa, pois é algo que nos ajuda a identificar e combater os focos”, explica Suzana de Souza, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental.
Por conta da pandemia, a Divisão de Vigilância Ambiental e os agentes de endemias tiveram grandes dificuldades em manter suas ações (mutirões e visitas domiciliares). Nesse mesmo sentido, a campanha
“Não Dê Folga Para a Dengue” foi realizada de forma digital e acabou sendo primordial para o combate ao mosquito nesse período. Em 2021 foram encontrados 118 focos de mosquitos nos bairros de Guarapuava