Mutirão para cadastramento e atualização do CadÚnico
Neste sábado (27), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou um mutirão com o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Desta vez, os atendimentos foram realizados na sede do CRAS II, no bairro Morro Alto. A ação tem o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no CadÚnico.
“O CadÚnico é o responsável por identificar potenciais beneficiários dos programas sociais do governo, dentre eles, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Por isso, estar inserido neste sistema, com o cadastro atualizado, é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social do Governo Federal. Então, o cadastro único é de suma importância para que a gente possa garantir esse direito às famílias”, falou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
“O cadastro é de extrema importância, visto que nós estamos com uma demanda gigantesca de atualizações. Principalmente agora, para o acesso ao Auxílio Brasil, que é um direito das pessoas, visto nessa crise financeira que nós estamos enfrentando, em especial, pela dificuldade de emprego da população. O cadastro único é para todos os programas sociais do Governo Federal, do Governo do Estado e do município”, explicou a coordenadora do CRAS II, Luciele Henriques.
A Secretaria reforça a orientação do Ministério da Cidadania, que somente é necessário que o cadastro seja atualizado de dois em dois anos. No entanto, a SEMADS explica que existem exceções em alguns casos específicos, como: Alteração de renda da família (Aumento ou diminuição da renda mensal); Mudança na composição familiar (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento); Troca de endereço ou troca de unidade escolar de crianças e adolescentes. Com isso, essa atualização pode ser feita antes.
Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, resolver os problemas de necessidades básicas da população e dar segurança e conforto às famílias do município, é muito importante e faz parte de sua gestão. “Estamos trabalhando para sanar esse problema em nosso município. Cada morador, cada família, precisa se sentir seguro e confortável no lugar onde vive, e esperamos oferecer as oportunidades para isso. Esta é nossa meta e nosso compromisso”, destacou o prefeito.
A moradora Elisane Ostilio, moradora do Bairro Bonsucesso, chegou cedo para fazer a atualização e ressalta como é importante ter o cadastro. “Eu vim fazer o cadastro único que eu não tinha. Na verdade, não tentei fazer (antes). Foi um processo bem rápido, eu fui bem atendida aqui pelas pessoas que estão fazendo. E deu tudo certo e eu estou muito grata pelo atendimento. Para nós da comunidade, é extremamente importante estar em dia com todos os documentos”, falou Elisane.
Quem pode se cadastrar?
– Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);
– Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
– Beneficiários de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
– Beneficiários do Programa Bolsa Verde;
– Famílias com dados desatualizados no CadÚnico, mesmo que não sejam beneficiárias de programas sociais.
Documentos obrigatórios para o cadastramento
– RG
– CPF
– Título de Eleitor
– Certidão de Nascimento / Casamento CPF
(Deve ser apresentado todos os documentos de todas as pessoas que moram na casa)
– Fatura da energia elétrica.
Para mais Informações pelo telefone: (42) 3623 7995
E-mail: – [email protected]
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
O planejamento da Secretaria é que os plantões sejam realizados todo o último sábado do mês em uma das unidades do CRAS, iniciando em 27 de agosto, e perdurando por quatro meses, ou seja, até 26 de novembro.
“O CRAS vai estar aberto para fazer esse CadÚnico para prestar orientação sobre os auxílios, não apenas nos dias de semana. As equipes estarão um sábado por mês em cada CRAS, prontos para atender, para orientar, para atualizar, para fazer cadastro novo e assim atender o Guarapuavano da melhor forma possível. Então eu convido aos moradores que se dirijam até o CRAS para que tenham esse atendimento”, finaliza a secretária.
Programação
24 de setembro (CRAS 3)
29 de outubro (CRAS 1)
26 de novembro (CRAS 4)
Os atendimentos nas unidades durante o plantão, são das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Nos demais dias, o atendimento nas unidades do CRAS do município não terá alteração.