Mulhere de Entre Rios concluem curso de Economia Solidária

Capacitação faz parte do projeto extensionista Incubadora Social, da Unicentro, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Na última sexta-feira (24), ocorreu a cerimônia de entrega de certificados às formandas do distrito de Entre Rios do curso de Economia Solidária. A ação é realizada pelo projeto de extensão Incubadora Social, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com colaboração da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

“Estou bastante emocionada em estar aqui. Quando cheguei e vi tudo isso, percebi o nível de engajamento, carinho e dedicação desses jovens estudantes (que realizaram o projeto). Outro motivo que me faz emocionada por estar aqui é enxergar a história dessas mulheres de Entre Rios. É gratificante enxergar o quanto cada uma delas se entrega para este compromisso de desenvolver suas casas, suas comunidades, suas famílias e suas companheiras de trabalho. Isso faz toda a diferença”, destacou a secretária da SPPM, Priscila Schran de Lima.

A ocasião foi sediada no campus CEDETEG da Unicentro, e recebeu, além das formandas, as suas famílias. A abertura do evento contou com apresentações culturais em homenagem às mulheres, e também com a apresentação de um breve documentário registrado durante a trajetória do curso.

“É um momento importante de coroação desse trabalho feito pela universidade, junto com a comunidade e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Esperamos que hoje seja o início de uma nova trajetória destas mulheres no distrito. Continuamos à disposição para realizar mais trabalhos como esse e fortalecer ainda mais a Economia Solidária, não só no Município, mas como em toda a região”, ressaltou o coordenador do projeto Incubadora Social, Anderson Roik.

A universitária e representante da equipe da Incubadora Social, Helena Dutra, comentou a satisfação dos membros do projeto na forma como se desenvolveu as ações e as experiências vivenciadas.

“Gostaria de expressar a minha admiração e respeito à vocês (formandas), que abriram a porta da casa de vocês e compartilharam suas lutas, dores e histórias, e ao amor com o qual receberam a gente. Isso não tem preço. Hoje é o primeiro passo para uma caminhada muito linda que vocês vão trilhar”, declarou.

“Cada uma de nós cedeu nossa casa para fazer os encontros. Nós conseguimos aprender muito. Aprendemos os pilares da Economia Solidária, e foram fatores que vamos levar para a vida toda. Já começamos (a trabalhar com o tema) com a nossa feira, que a secretária Priscila nos deu a honra de participar. Então, já começamos a colocar a Economia Solidária em prática. Para nós, mulheres, é a nossa independência. É onde vamos colocar o nosso trabalho. Aprendemos muito e só temos a agradecer”, relatou a  Edna Pereira, de 45 anos, que concluiu o curso.

Elaine Aparecida Ramos, de 34 anos, foi uma das participantes do curso de Econômia Solidária, e também relembrou as atividades da capacitação e agradeceu os ensinamentos adquiridos no curso.

“Foi um grupo muito bom. Eu amei fazer esse curso, foi muito bom, foi muito gratificante. Falando em nome de todas, agradeço a cada um por cada coisinha que nos ensinaram. Além do que o curso proporcionou, para a gente seguir em frente, lutar e ser mais independente, ajudando umas as outras. Foi um privilégio participar deste curso”, compartilhou.