Mulher dá à luz em UPA do Batel sem saber que estava grávida

Sem saber que estava grávida, uma mulher de 39 anos, chamada Yurian Dopazo Hernandez, deu à luz a uma menina em Guarapuava. O caso ocorreu por volta das 6h30, da manhã desta terça-feira (13),  na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel. 

O médico que estava de plantão e responsável pela equipe que a atendeu deu detalhes de como aconteceu o primeiro atendimento e avaliação da paciente. “A paciente chegou por volta das 06h20 da manhã, relatando sangramento vaginal e fortes dores abdominais. Pela intensidade da dor na pré-consulta, foi encaminhada diretamente para observação, onde foi realizada a avaliação da paciente”, contou o médico.

O médico ainda explicou como foi confirmada a gestação. “A paciente não tinha procurado serviço médico antes desse episódio de dores. Examinamos e vimos um aumento de tamanho do abdome. Solicitamos o aparelho sonar cardio fetal para escutar os batimentos cardíacos do bebê. Onde foi confirmada a gestação”,explicou.

Yurian informou como foi prosseguido com o atendimento e como ocorreu o momento do parto. “Como a paciente não havia procurado o serviço de saúde anteriormente, ao escutar batimento fetal, foi entrado em contato imediatamente com o Instituto Virmond-Hospital Santa Tereza, que é referência do endereço da paciente. E ligamos para o SAMU para transferi-la”, afirmou.

“Continuamos a fazer toque vaginal em companhia da enfermeira Rosilda, momento no qual se estava já avistando a cabecinha do bebê. Logo, foi buscado material estéril para pinçamento cordão umbilical. Depois de poucos segundos, a mãe teve outra contração forte, nascendo o bebê de sexo feminino, sem sinais de sofrimento fetal ou malformações congênitas”, detalhou.

Por fim, o médico terminou contando como ocorreram os procedimentos e avaliações até o momento da transferência. “Pelas características anatômicas, a princípio, a gestação estava entre 39-40 semanas, mas para confirmação absoluta, precisaria da avaliação de obstetras. Poucos minutos depois do nascimento, chegou a equipe do SAMU e as transferiram para o Instituto Virmond Hospital Santa Tereza. Ambas estão em bom estado de saúde (a mãe e a bebê ) e irão passar por avaliação especializada. A mãe com a obstétrica e a bebê por avaliação com o neonatólogo”, finalizou.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).