A Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma palestra de conscientização com os motoristas do transporte escolar do município nesta sexta-feira (21).
A palestra sobre regulamentação e segurança no trânsito foi realizada no Teatro Municipal Marina Karam Primak, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A instrução foi ministrada pelos oficiais Tiago Ramos de Paula e Auro Batista dos Santos Filho.
A Secretaria de Educação possui um departamento específico para a organização do transporte escolar na cidade. Segundo o secretário da Pasta, Pablo de Almeida, a conscientização é uma questão de segurança, tanto das crianças, como dos próprios prestadores de serviço.
“Para nós é muito importante ter esse olhar, considerando que Guarapuava talvez seja uma das maiores cidades do Estado do Paraná em termos de transporte escolar. Percorremos mais de quinze mil quilômetros diários, mais de quatro mil alunos são transportados.
São duzentos e vinte e duas rotas, então é muito grande e nós precisamos ter um olhar bastante especial. Nós temos um departamento específico que cuida de toda essa logística e essa ação no dia de hoje vem para acrescentar ainda mais nessa questão de segurança”, destacou.
A Polícia Rodoviária Federal realizou instruções, apresentando normas atualizadas em relação às questões de transporte escolar e de trânsito. Para o policial Auro, muitos acidentes ocorrem por negligência dentro do trânsito e conforme comentou o instrutor, conscientizar os servidores e motoristas do transporte escolar é necessário para que esses casos diminuam.
“Neste caso, é ainda mais importante, porque trata-se de um público especial, que são as crianças. Elas precisam ir para a escola, para combater a baixa frequência, pois há crianças que moram muito distante e, às vezes, dependem do transporte escolar. Então, esse trabalho é essencial.
Se todos nós fizermos nossa parte, conversando com um profissional, com o próprio condutor ou motorista, como estamos fazendo aqui, estamos ajudando na parte de conscientização deles. Todos nós podemos fazer alguma coisa para ajudar na melhoria de um modo geral”, enfatizou.
A ação visa reforçar aspectos que os motoristas já tem conhecimento, porém muitas dúvidas também foram esclarecidas durante o encontro. O servidor João Pifandes relatou que a conversa com a PRF acrescentou em sua profissão e nos cuidados que ele deve ter no trânsito.
“Toda palestra é interessante para renovar coisas que muitas vezes nós já sabemos e para apresentar coisas novas que nós ainda não conhecemos. No caso dessa palestra várias curiosidades surgiram e várias perguntas foram respondidas, o que também veio a somar no nosso conhecimento também. Ajuda sempre a termos consciência de como agir com as crianças no trânsito”, expressou.
Durante o encontro a SME distribuiu uma cartilha sobre os cuidados no trânsito aos motoristas que participaram da palestra. O livreto é mais uma forma de orientação que auxiliará os motoristas com a legislação.