Ministério Público do Paraná alerta sobre tentativa de golpe em nome da instituição

Qualquer pedido de pagamento de quantias em nome do MPPR deve ser denunciado, informa o órgão

O Ministério Público do Paraná (MPPR) alerta a população sobre uma tentativa de golpe com a utilização do nome da instituição. Segundo o MPPR, em Prudentópolis, uma pessoa denunciada pela Promotoria de Justiça pelo crime de embriaguez ao volante e que responde a ação penal, em trâmite no Judiciário, recebeu mensagem fraudulenta, por meio de aplicativo de mensagem (WhatsApp), em que era solicitado pagamento de quantia a partir de falsa proposta de acordo de não persecução penal.

Na mensagem, conforme informações, passando-se por assessora de um suposto “Núcleo de Acordos” do Ministério Público, a pessoa oferecia a possibilidade de celebração do acordo ao acusado com o consequente encerramento do processo criminal ao qual ele respondia. A condição seria o pagamento, via Pix, de quantia equivalente a um salário mínimo. Como desconfiou da proposição, o investigado entrou em contato diretamente com a Promotoria de Justiça da Comarca, que esclareceu se tratar de uma tentativa de golpe e o orientou a registrar um boletim de ocorrência junto à autoridade policial.

Orientação – O Ministério Público reforça que, embora as Promotorias de Justiça utilizem o aplicativo de mensagem WhatsApp para comunicações com a população (para o recebimento de denúncias, envio de intimações e notificações, por exemplo), não são, em qualquer hipótese, encaminhados pedidos de pagamento de quantias, seja via Pix, boleto, link, QR Code ou qualquer outro meio. Todas as condições impostas em acordos extrajudiciais ou judiciais são cumpridas formalmente nos autos dos processos.

Contatos – O uso do aplicativo WhatsApp pelas Promotorias de Justiça atende a Política Estadual de Atendimento ao Público da instituição (Resolução 6.495/2024) e, para checar se uma mensagem recebida em nome do MPPR foi mesmo enviada pela instituição, basta acessar o link “Encontre a Promotoria de Justiça ou unidade do MP mais próxima” e verificar se na lista de telefones consta o número que fez o contato por mensagem. Os telefones são identificados com o ícone do aplicativo.

Qualquer pedido de pagamento de quantias em nome do MPPR deve ser levado ao conhecimento da Promotoria de Justiça local e da autoridade policial do município para o registro de boletim de ocorrência, uma vez que se trata de tentativa de golpe. A relação de endereços das Promotorias em todo o estado fica disponível no site da instituição.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.