Profissionais dos meios de comunicação da cidade estavam presente na mesa. Foi discutida a importância de abordar as questões de violência de gênero nos meios de comunicação, e como cada meio abordava o assunto.
Outro quesito importante abordado na discussão, foi a falta de fontes seguras para contextualizar bons textos, tanto para rádio, TV, impresso e web. Essa falta de dados acaba dificultando o aprofundamento do tema, pois não tem como provar os dados sem fonte segura, expondo assim, dados sem valor para a população.
Também na mesa, foram apresentados dados sobre a violência contra a mulher em Guarapuava, um número gritante e que muitas vezes não é considerado de forma adequada. Com notícias superficiais, e sem aprofundamento, por vários motivos as notícias ficam no esquecimento, e então apenas os casos mais graves ganham repercussão.
O objetivo geral da mesa é colher dados relevantes e importantes, e em cima deles construir boas matérias, que exponham o quão importante é combater a violência, e não deixar silenciado nenhum caso de violência.
Representando a Prefeitura Municipal, estava presente o Secretário de Comunicação Márcio Fernandes, o qual sugeriu a implantação de um Observatório da Imprensa, e um projeto de extensão junto com acadêmicos de jornalismo da Unicentro, além da entrega em massa de panfletos informativos sobre o tema em todas as residências de Guarapuava.
Tipos de violência
– Violência Física
– Violência Psicológica
– Violência Sexual
– Violência Moral
– Violência Patrimonial
Em caso de violência, ligue para Delegacia da Mulher: (42) 3630-1700