Mercado Produtos da Terra é uma ótima opção de compras para o fim do ano
No último sábado (17), o Mercado Produtos da Terra, um método que gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os produtores participantes, completou três anos de inauguração. O programa, realizado por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria de Agricultura, é o primeiro espaço público do município que trabalha com economia solidária e garante renda aos produtores.
“Este é um espaço compartilhado de comercialização para empreendedores e empreendedoras, tanto da gastronomia como do artesanato. E isso é muito importante, pois muitos deles vendiam somente em feiras, ou, então, batendo de porta em porta. O fato de hoje termos um estabelecimento fixo de comércio garante mais trabalho e, consequentemente, mais renda”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.
Entre os itens comercializados, estão diversos produtos artesanais, além de pães, bolos, geleias, bolachas, massas congeladas, frango caipira, embutidos, entre outros. A venda dos produtos tem o intuito de aproximar empreendedores e dar a eles a oportunidade de divulgar e gerar resultados econômicos, reforçando o orçamento doméstico.
Para um dos coordenadores do mercado, Reginaldo Penteado, o espaço é essencial para a divulgação dos produtores de Guarapuava. Ele disse, ainda, que o fato de o mercado estar localizado no mesmo prédio da rodoviária da cidade, facilita muito a exposição dos produtos e a locomoção dos expositores. “Muitos empreendedores não tinham onde divulgar o seu trabalho, e esse espaço passou a propiciar o fomento que eles tanto necessitavam. Os passageiros entram aqui, adquirem a mercadoria e artefatos, e, por fim, eles acabam saindo da nossa cidade e indo para outras cidades e Estados, o que é muito importante, pois é isso que garante a renda de muitas familias”, destacou Reginaldo.
Mercado Produtos da Terra – O Mercado Produtos da Terra é o primeiro espaço público no município que trabalha com economia solidária, um método que gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os participantes do programa.
O Mercado fica aberto todos os dias, das 12h às 18h30, na Rodoviária de Guarapuava, Avenida Sebastião de Camargo Ribas, 2301, Bairro Bonsucesso.