Mercado Produtos da Terra completa dois anos

O Mercado Produtos da Terra completou dois anos no último sábado (18). Inaugurado no final de 2019, o programa, realizado por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria de Agricultura, é o primeiro espaço público do município que trabalha com economia solidária e garante renda aos produtores. 

Mesmo com as dificuldades enfrentadas durante o período pandêmico, o mercado ficou fechado apenas durante 1 mês. De acordo com uma das participantes do projeto, Margarida Luczinski, o mercado oferece, acima de tudo, valorização pro trabalho dos produtores.

“Mesmo durante a pandemia continuamos recebendo clientes e vendendo os produtos. O programa foi muito positivo para todos os pequenos produtores que participam, ainda mais ao lado da Economia Solidária, que tem nos dado um potencial de crescimento ainda maior”, concluiu Margarida.

Recentemente, o programa Economia Solidáriarealizou uma formação em conjunto com a Unicentro,  que busca integrar e contribuir na economia de pequenos produtores. Através da formação, eles são direcionados ao mercadofornecendo vários produtos como: comida crochês, panos, vasos, tapetes e outros diversos tipos de artesanato.

Uma porta de entrada para os pequenos produtores

Diversos produtores fornecem não só comida mas também diversos tipos de artesanato (Foto: Luca Soares)

Geléia, pé de moleque, mel, pães e bolos, frango caipira. Esses são alguns dos produtos que podem ser encontrados no Mercado Produtos da Terra. Diversos produtores fornecem não só comida mas também outros diversos tipos de artesanato, como, crochês, panos, vasos e tapetes. O programa, oferecido pela Prefeitura de Guarapuava, através de parcerias entre Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres e a Secretaria de Agricultura disponibiliza um espaço para esses pequenos empreendedores conseguirem expor seus produtos, proporcionando autonomia econômica.

O espaço – O Mercado Produtos da Terra é o primeiro espaço público no município que trabalha com economia solidária, um método que gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os participantes do programa. Ele funciona todos os dias, das 12h às 18h30, na Rodoviária de de Guarapuava, seguindo todas as medidas de prevenção do novo Coronavírus.

Funcionamento – O Mercado funciona todos os dias, das 12h às 18h30, na Rodoviária de Guarapuava, seguindo todas as medidas de prevenção do novo Coronavírus.

Neste final de ano fechará apenas nos dias 25 e 31/12.

Deixe um comentário