Para ajudar o município a cuidar da saúde de quem precisa, um grupo de agricultores e produtores de batata organizaram uma doação de cinco concentradores de oxigênio. A doação foi entregue na manhã deste sábado (19) na sede do Programa Melhor em Casa de Guarapuava.
Segundo um dos organizadores da doação, Andre Kloster, a ideia era fazer alguma ação para ajudar a população nesse momento.
“Conversando com o vereador Nego Silvio, ele nos apresentou essa demanda de concentradores. Aí juntamos cerca de dez pessoas que são desse meio dos produtores de batata principalmente, para fazer essa união de força pro bem da população”, explicou André.
“Conseguimos um volume considerável de recursos, através da doação dos bataticutores, agricultores, e também de uma empresa madeireira. E conseguimos adquirir esses cinco equipamentos em São Paulo, que foi o único lugar em que encontramos disponível os concentradores”, completou Nego Silvio.
De acordo com a coordenadoria do Melhor em Casa, os cinco concentradores devem ser destinados a pacientes já entre hoje e amanhã. Há de se ressaltar, que mais de 700 equipamentos de oxigenoterapia, entre cilindros e concentradores, estão sendo utilizados por pacientes em casa e nos hospitais.
Durante a entrega, a coordenadora Maria Theresa Melhem Pelissari, agradeceu a doação e destacou a importância desses equipamentos.
“Não tem como não se emocionar, agradeço essa força tarefa que conseguiu esses concentradores tão rapidamente. Esses equipamentos chegaram agora e logo estarão com os pacientes que precisam se recuperar da Covid-19, ou pós internamento, ou por outra patologia, é um reforço muito importante”, agradeceu a coordenadora.
Os concentradores são móveis, possuem rodinhas e são leves, o que facilita o deslocamento dos pacientes dentro de casa, diferente do cilindro que é pesado e muitas vezes acaba deixando o paciente mais limitado.
Participaram da entrega os secretários de Comunicação Leonardo Rauen, executivo, Daniel Frahm, a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pellissari, e os organizadores da doação André Kloster e o vereador Nego Silvio.