O Procon iniciou a semana com a autuação de duas lojas de cosméticos da cidade que voltaram a vender produtos fora do prazo de validade. Cerca de um mês após a primeira fiscalização, novamente foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos.
Em apenas uma das lojas, 981 produtos apresentaram problemas. Segundo a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, os empresários já haviam sido orientados anteriormente, mas não cumpriram o que a lei determina.
“Muitos produtos com a validade expirada há mais de ano, produtos com lacre rompido, frascos sem indicação de rotulagem, rótulos alterados, bem como data de validade rasurada e apagada”, explicou Luana.
Dentre os produtos apreendidos estão shampoos, maquiagens, frascos de creme hidratante para cabelos, silicones, esmaltes, águas oxigenadas, condicionadores, pigmentos. O Procon alerta que os produtos vencidos podem causar reações alérgicas graves ou serem ineficazes quando ultrapassam o período indicado para consumo.
A recomendação do órgão de proteção ao consumidor é que a população fique de olho nessas irregularidades. “Mesmo que os produtos não sejam ingeridos, a simples aplicação tópica pode causar complicações para o indivíduo e configura crime para o vendedor”, disse.
As empresas serão processadas administrativamente, com possibilidade de pagamento de multa por descumprirem a legislação.