Mais de 6.700 estudantes fazem provas do PAC Unicentro neste domingo

Nesse domingo (09), 6.720 estudantes fazem as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro, que serão realizadas em sete cidades da região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.

“As provas do PAC, detalhou a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto, “constam de uma redação e 50 questões objetivas das disciplinas relativas ao ensino ministrado em cada uma das séries do Ensino Médio”.

“É importante verificar o ensalamento, porque temos mais de um local em cada cidade e o candidato deverá realizar as provas somente no local que consta o seu nome”, recomendou Maria. “O ensalamento já está disponível na página do PAC e também pode ser visto pelo Menu do Candidato – basta o candidato acessar com o seu protocolo/CPF e a senha, e, localizar o cartão de inscrição”.

Em todos os locais de prova, os portões serão abertos às 13h e os estudantes terão acesso aos prédios até 13h59. A partir das 14h, a entrada não será mais permitida. Já para fazer a prova, o candidato deve apresentar um documento nacional de identidade com foto e assinatura. Outro detalhe importante, segundo a coordenadora de Processos Seletivos, é que documentos on-line não são aceitos.

“Nenhum candidato poderá entrar no local sem a apresentação de um documento. Pode ser a cédula de identidade, carteira de trabalho, passaporte, mas todos os documentos físicos. Aqueles que, por algum motivo, extraviaram o documento, só poderão ter acesso ao local de provas mediante a apresentação do Boletim de ocorrência Policial”, elucidou Maria.

Para a realização da prova, o candidato deve portar caneta de material transparente e com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Em 2022, com a diminuição nas taxas de transmissão de Covid-19, o uso de máscara não é obrigatório.

A coordenação, porém, recomenda a utilização de álcool 70% para higienização das mãos. Também será permitido que os candidatos consumam água e alimentos na sala de provas. Nesse caso, “as embalagens ou rótulos devem ser retirados”, frisou Maria.

Sobre o PAC – O Programa de Avaliação Continuada da Unicentro é uma forma alternativa ao vestibular para os estudantes que desejam conquistar uma vaga no ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Diferente dos processos seletivos tradicionais, que contam com apenas uma prova, o PAC prevê a realização de uma prova para cada ano do Ensino Médio. Isto é, os estudantes fazem três provas e em cada uma delas são cobrados os conteúdos apenas do ano específico

O resultado será divulgado a partir do dia 28 de outubro.

Deixe um comentário

Região de Guarapuava registrou 5,3 mil admissões em fevereiro, aponta Caged

Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços

 

A região de Guarapuava registrou 5.365 admissões em fevereiro, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 4.466 demissões e saldo positivo de 899 empregos formais na região.

No cenário nacional, o saldo de empregos foi de 431.995 postos de trabalho, resultado de 2.579.192 contratações e 2.147.197 demissões.

Perfil dos contratados e setores em destaque

A maior parte dos trabalhadores admitidos na região tem ensino médio completo (58,62%) e idade entre 18 a 24 anos (30,75%). Em relação ao gênero, 42,42% dos contratados eram mulheres, enquanto os homens representaram 57,58% das admissões.

Entre os setores que mais impulsionaram a geração de empregos na região, serviços liderou com 32,81% das contratações, seguido por comércio, que respondeu por 30,81% dos novos postos de trabalho.

Entre as cidades da região, Guarapuava registrou o maior número de admissões no período, com 2.872 novos contratos. Na sequência, aparecem Palmeirinha (428) e Prudentópolis (418). Em contrapartida, Guarapuava também liderou em número de desligamentos, com 2.574 demissões, seguida por Palmeirinha (386) e Prudentópolis (332).

Cresce contratação de trabalhadores temporários

O levantamento do Caged também aponta que o Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços, que foi responsável por 88.704 dessas contratações. Dentro desse segmento, as áreas de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas concentraram a maior parte das admissões. No Paraná, foram 11.003 contratações na modalidade.

Segundo o gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, Jefer Caldas, o trabalho temporário tem desempenhado um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que buscam o primeiro emprego.

“O trabalho temporário é uma porta de entrada para jovens talentos sem experiência profissional. Além de oferecer uma primeira vivência no mercado, também possibilita capacitação prática e, muitas vezes, abre caminho para uma efetivação”, afirmou.

Municípios da região

Os municípios da região são Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.