Lombadas eletrônicas já estão funcionando na cidade

Desde essa segunda-feira (01), entraram em funcionamento efetivo as lombadas eletrônicas, instaladas em quatorze pontos da cidade. Os dispositivos têm o objetivo de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.

Os radares com as lombadas eletrônicas, montados em postes e pórticos, funcionam durante todo o tempo, indicando a velocidade dos veículos no momento da passagem, possibilitando ao condutor saber se foi multado ou não.

Os tipos de suporte das lombadas são na forma de Totem e Semipórtico e a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 km/h. Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento possibilita, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.

Conforme destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a partir de agora, a população passa a contar com mais segurança e harmonia no trânsito, pois tanto as lombadas quanto os radares eletrônicos, exercem a função educativa junto às pessoas.

“Por meio desses dispositivos que passam a funcionar neste no primeiro dia do mês de agosto, podemos oferecer mais segurança e harmonia no trânsito a todas as pessoas. Está comprovado que no mundo, o trânsito mata mais do que muitas doenças e nós precisamos reverter isso. Não devemos, em hipótese alguma, aceitar tal condição. Por isso, eu reforço aqui, que esses dispositivos que já estão em funcionamento, têm a grande meta de salvar vidas”, detalhou o prefeito.

O secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava (Setran), Adalberto Campos, reforçou que as instalações dos dispositivos na cidade não visam multar motoristas. Ele explicou que os radares e lombadas são itens necessários de segurança para toda a população. “Nosso objetivo não é multar ninguém. Os radares e lombadas reforçam nossa segurança no trânsito e torna a cidade muito mais pacífica”.

Deixe um comentário