Lombadas eletrônicas começam a funcionar na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01), com o objetivo de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, começam a funcionar as lombadas eletrônicas instaladas em quatorze pontos da cidade.

Por meio de um levantamento da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou, a exemplo da Rua Professor Becker e na Guaíra. Isso ocorre, segundo a Setran, porque as lombadas eletrônicas são mais chamativas que os radares usados no município.

Depois de uma vistoria, a Setran resolveu efetivar o funcionamento. “Essas lombadas já estão em testes há mais de 60 dias. Agora elas irão realizar a fiscalização e a notificação daqueles que excederem o limite de velocidade, auxiliando na educação continuada no trânsito e proporcionando maior segurança nas vias”, disse o Secretário de Trânsito, Adalberto Campos.

Conforme Adalberto, o radar de modelo fixo indica a velocidade permitida no trecho a uma determinada distância do radar, porém não há divulgação visual no momento. Já no radar com a lombada eletrônica, montada em postes e pórticos, é possível perceber que funcionam durante todo o tempo indicando a velocidade dos veículos no momento da passagem, possibilitando ao condutor saber se foi multado. Os tipos de suporte das lombadas são na forma de Totem e Semipórtico e a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 km/h.

Alguns dos lugares que foram contemplados com as novas lombadas são a Rua Saldanha Marinho, Rua Professor Becker, Avenida Vereador Serafim Ribas, Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestre, Rua XV de Novembro, entre outras.

Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.

“A principal diferença entre lombada eletrônica e radar, é que esta, além de ter um caráter de educação continuada no trânsito, induz os motoristas a respeitarem os limites de velocidade, principalmente pela sua aparência e maior visibilidade. Neste dispositivo, o motorista acompanha em tempo real a velocidade registrada pelo equipamento tendo ciência da velocidade desenvolvida nesse local”, concluiu Adalberto.

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