A Secretaria de Esportes de Guarapuava está realizando uma série de obras visando melhorar a infraestrutura esportiva da cidade. As intervenções abrangem tanto os ginásios utilizados para competições quanto a parte administrativa, proporcionando um ambiente mais confortável e adequado para atletas, professores, técnicos e funcionários da secretaria.
Um dos principais focos das obras é a modernização da iluminação dos ginásios. Antes, os holofotes de grandes reatores eram utilizados, resultando em alto consumo de energia. Agora, esses reatores foram substituídos por sistemas de iluminação em LED, proporcionando maior eficiência energética. Cada novo holofote tem uma potência de 675 watts, resultando em um consumo de energia comparável ao de um chuveiro elétrico. Além disso, as paredes internas foram pintadas, proporcionando uma atmosfera mais clara e agradável.
Outra importante melhoria é a substituição do piso do ginásio de esportes Aldebaran Rocha Faria, conhecido como “Ginásio Santa Terezinha). O novo piso será mais moderno e contará com uma manta que reduzirá o impacto para os jogadores.
Essa renovação está prevista para ocorrer em julho deste ano. Além disso, a parte administrativa passou por uma reforma, com a criação de novas áreas e a renovação das fachadas. A utilização de LEDs também se estendeu para a parte externa, proporcionando uma iluminação automática ao anoitecer.
No campo municipal do Beira Rio, na Vila Jordão, haverá reformas nos vestiários, alambrados, nos bancos de reserva e casa de imprensa.
O Centro de Treinamento de Tênis de mesa, no Bairro Santana, também passará por melhorias. A conclusão das intervenções está em andamento, e o local será totalmente revitalizado para oferecer melhores condições aos atletas.
Outros espaços esportivos também receberão atenção. Os ginásios Villa Carli e Cristo Rei, receberão pintura em epóxi no piso, que estava bastante desgastado. Os banheiros também passarão por melhorias. No ginásio da Vila Bela, serão realizados trabalhos nos vestiários e nos banheiros, enquanto no espaço Santana, onde o basquete é concentrado, haverá uma pintura em epóxi e melhorias gerais.