Jogos Escolares do Paraná encerram fase municipal

Está encerrada a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná, a competição contou com as modalidades de voleibol, basquetebol, handebol e futsal. Foram cerca de mil atletas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio da rede pública e privada de ensino. A competição foi dividida nas categorias A (15 a 18 anos) e B (12 a 14 anos), masculino e feminino. 

Com o encerramento da fase municipal, o município se prepara para receber na fase regional as modalidades de voleibol, basquetebol, handebol, futsal e vôlei de praia. Além destas modalidades agora entram também as modalidades individuais como, atletismo, tênis de mesa e xadrez.

“Esse é um grande evento esportivo de base, que nós sempre damos apoio, e contribuímos da melhor forma possível. Nossa equipe tem trabalhado junto ao NRE, para receber os atletas em nosso município de forma acolhedora e cuidadosa. Temos nos dedicado para proporcionar aos nossos atletas uma ótima competição”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

Na semana que antecede a competição, o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava realiza a sessão preliminar dos Jogos Escolares, onde serão feitos os sorteios das equipes classificadas, confirmadas a formação dos grupos e modelo das disputas.

O evento faz parte dos Jogos oficiais do Estado e são organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEED), com o apoio das prefeituras, através secretarias municipais de esporte.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.