Jardim de Contemplação na Praça do Imigrante é inaugurado

Nessa sexta-feira (28), o prefeito Celso Góes e a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, inauguraram o Jardim de Contemplação da Praça Leomar Kaminski (Praça do Imigrante), no bairro Bonsucesso. O evento também celebrou os 110 anos da Casa do Imigrante.

“Estamos inaugurando essa praça maravilhosa, homenageando pessoas que contribuíram muito para que Guarapuava tivesse no ponto que está hoje. Nossa cidade vive um novo momento, com desenvolvimento em todas as áreas, e no turismo não é diferente. Exemplo disso, é sermos reconhecidos nacionalmente como a Capital da Cevada e do Malte, e também vermos o guarapuavano aproveitando todos os nossos parques e praças que foram revitalizados para eles”, destacou o prefeito Celso Góes.

O projeto de reforma da praça incluiu o desassoreamento do córrego local, que é um procedimento essencial para remover materiais que se acumulam no fundo, e na superfície do leito d’água para prevenir deslizamentos. Além disso, um novo jardim de contemplação foi criado para embelezar ainda mais a área e proporcionar um espaço tranquilo para os visitantes. A praça recebeu outras melhorias significativas, como a instalação de meio-fio, construção de novas calçadas e de um estacionamento próprio.

“Sentimos a necessidade de revitalizar e adequar esse espaço para receber os nossos turistas, que passam diariamente por Guarapuava e param aqui (Casa do Imigrante) para receber informações da nossa cidade. Então, vimos a necessidade de ter um local ainda mais preparado e adequado para atender melhor o nosso turista e evidenciar a história da nossa cidade. E o Jardim de Contemplação une tudo isso, trazendo história, perseverança e evidenciando o horizonte, com um pôr do sol belíssimo”, comentou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

O arquiteto e paisagista, Luiz Marcelo Sanches foi o responsável pelo projeto do novo do Jardim de Contemplação da Praça Leomar Kaminski, e comentou durante o evento os detalhes e significado da obra.

“Desenhar um jardim como esse é como pintar uma tela. A diferença é que aqui nós encontramos rocha, nós encontramos terra de má qualidade, nós encontramos problemas de umidade, que nós tivemos que desenvolver para desenhar essa arte. Isso foi um esforço conjunto de toda a equipe para poder chegar nesse resultado. Mas o fato é que esse jardim, que está justamente no local que celebra a memória do imigrante, ele tem uma mensagem que é a mesma dos imigrantes. É uma mensagem de perseverança, de superação, de não desistir e vencer”, explicou.

Praça Leomar Kaminski

A praça que leva o nome de Leomar Kaminski, foi denominada por meio da lei 1922/2010, de autoria do ex-vereador Elcio José Melhem, e sancionada na época em primeiro de dezembro de dois mil e dez, pelo então prefeito Luiz Fernando Ribas Carli.

Leomar Kaminski, nasceu em Guarapuava, em 4 de julho de 1935, filho de Ladislau e Ursulina Kaminski, foi casado com Avalacir Justus Kaminski, com quem teve três filhos: Leomar Kaminski Junior, Leonorim Kaminski e Maurício Kaminski.

Leomar teve como atividade profissional o comércio de imóveis, exerceu o mandato de vereador de 1963 a 1968 e foi também diretor da rádio Difusora em 1963. Além disso, desempenhou a função de governador distrital 464, do Rotary Internacional, exerceu também o mandato de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), entre os anos de 1974 e 1978, e de 1982 a 1984.

Leomar Kaminski faleceu em 18 de março de 2008, em Guarapuava, aos 73 anos.

Casa do Imigrante

A Casa do Imigrante, um dos cartões postais de Guarapuava, que recebeu mais um atrativo, o Jardim de Contemplação da Praça Leomar Kaminski, foi construída pelo pai de Leomar, Ladislau Kaminski.

Foi ele que, em 1914, construiu a casa típica polonesa, que originalmente estava situada na rua Coronel Saldanha, esquina com rua Vicente Machado, no centro de Guarapuava.

Em 1996, a Casa do Imigrante foi realocada para o bairro Bonsucesso, o ato formal de entrega do novo espaço fez parte da comemoração dos 176 anos de emancipação de Guarapuava, pelo qual se pretendeu homenagear todas as etnias presentes no Município.

A Casa do Imigrante continua conservada com as características originais externas e internas, como: pilares, umbrais (entradas), telhas de cerâmica, em um sistema de construção ausente de pregos, tipo encaixe.

Mesmo com todo o processo de retirada e montagem que ocorreu no passado, a medida original do local foi preservada com 168,89 metros quadrados. Atualmente, o local é sede da Secretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava, que fica localizada na rua São Paulo, 520, bairro Bonsucesso.

Deixe um comentário