Itaipu sedia reunião do GT Vigilância em Saúde do Trabalhador

Grupo de Trabalho definiu as estratégias da campanha Abril Verde em 2025

Integrantes do Grupo de Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVisat) de Foz do Iguaçu se reuniram na última sexta-feira (10), no Escritório Central da Itaipu, para definir as estratégias de atuação na campanha Abril Verde 2025. Foi a primeira reunião do grupo em 2025.

Este ano, o tema central da ação será “Saúde mental: como gerenciar os fatores de riscos psicossociais no trabalho?”, destacando a importância de abordar questões relacionadas ao bem-estar emocional e psicológico dos(as) trabalhadores(as) em todos os tipos de atividades.

Estão previstas diversas ações voltadas para a saúde integral, como atividades no Porto Seco de Foz do Iguaçu, palestras, workshops, iluminação em verde de pontos estratégicos e distribuição de panfletos em pontos estratégicos da cidade.

O Grupo de Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVisat) é composto por um time multidisciplinar que tem como objetivo promover a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, com ações que impactam diretamente a comunidade de Foz do Iguaçu. Além da Itaipu Binacional, integram o grupo representantes da Agência de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itamed, Itaipu Parquetec, Hospital Municipal, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (Sitracocifoz), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Unioeste e diversas empresas privadas.

Campanha Abril Verde
Instituída no Calendário Oficial pela Lei Municipal 513/2022, a campanha Abril Verde marca as ações em alusão ao dia 28 de abril, considerado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A campanha tem como objetivo sensibilizar e prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no Brasil. A cor verde, adotada como símbolo da campanha, é associada à saúde, à segurança e ao cuidado no trabalho.

Desde o ano passado, a Itaipu Binacional tem desempenhado um papel fundamental na promoção da campanha Abril Verde em Foz do Iguaçu, representada pela engenheira de segurança do trabalho Thiciane Guilhem Peres, da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho, que atua na gestão das ações de conscientização e prevenção.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).