Itaipu promove Semana de Segurança da Informação para empregados

A 7ª Semana de Segurança da Informação (Seginf), promovida pela Superintendência de Informática e pela Assessoria de Compliance da Itaipu Binacional, terminou nesta quinta-feira (12) anunciando os ganhadores do desafio Capture the Flag. A competição de segurança cibernética coloca os participantes diante de desafios técnicos em situações que simulam cenários reais de segurança, ajudando a aprimorar habilidades práticas em um ambiente controlado.

Além da competição, os participantes também tiveram três dias de aprendizado sobre diversos temas relacionados à segurança cibernética, abrangendo desde Inteligência Artificial até a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para o chefe da assessoria de Compliance da Itaipu, Alexandre Mugnaini, esse é um tema importante.

“A LGPD não é apenas uma questão de aderência à lei, mas de pensar nas pessoas como cidadãs. Nossos dados pessoais são nosso principal ativo, representando nossa credibilidade e honra. O direito à privacidade deve ser de conhecimento de todos, e a conscientização é fundamental para a empresa e para os indivíduos”, explicou Mugnaini.

O superintendente de Informática da Itaipu, Everton Schonardie Pasqual, fez um balanço positivo do evento. Pasqual destacou que, em média, 350 pessoas participaram diariamente da Seginf, ressaltando a significativa participação on-line. O evento teve a participação de brasileiros(as) e paraguaios(as).

“A semana contou com diversas exposições, focadas principalmente na conscientização sobre segurança. Tivemos duas palestras técnicas para os interessados em detalhes mais profundos. A ideia principal foi mostrar aos usuários de Itaipu e das Fundações [Itaipu Parquetec, Fundação Itaiguapy e Fibra] que o elemento mais crucial para a segurança da informação é a própria pessoa, o funcionário no seu dia a dia, incluindo estagiários e empregados(as) de Itaipu. Acreditamos que conseguimos atingir esse objetivo”, afirmou Pasqual.

Desafio Capture the Flag

O desafio Capture the Flag, organizado pelo Centro de Segurança Cibernética da Itaipu Parquetec em parceria com a Itaipu Binacional, reuniu mais de 90 participantes em uma competição desafiadora e divertida.

A equipe Bitwise Operators, composta por Bernardo Paulo Trost Morcelli e Fillipe Lucchin Paukner, da Divisão de Operação da Usina e Subestações, venceu o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, obtendo a marcação de 1.665 pontos.

Para Morcelli, toda edição da Seginf apresenta novos conhecimentos. “No último evento, tivemos novidades, como a engenharia social, que desafia os participantes a interagir e obter informações das pessoas para ‘capturar a bandeira’. Isso nos faz refletir sobre como conscientizar os colegas na operação da usina a respeito da importância da segurança da informação. Precisamos motivá-los a aprender e a manter o cuidado com a segurança, especialmente contra ameaças externas como vírus e ransomware”, explicou.

A equipe que conquistou o segundo lugar, Team Rocket, fez 1.445 pontos. Já o terceiro lugar ficou para a equipe /proc/1cmdline, com 1.160 pontos.

Deixe um comentário

Desembargador de Guarapuava toma posse como 2º vice-presidente do TJPR

Fábio Haick Dalla Vecchia assume o biênio 2025/2026 representando a magistratura do município

Nessa segunda-feira (03), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizou a cerimônia de posse da nova Cúpula Diretiva para o biênio 2025/2026. O evento marcou um momento histórico com a desembargadora Lidia Maejima assumindo a presidência da Corte, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

Também tomaram posse o desembargador Hayton Lee Swain Filho, como 1º vice-presidente, e o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia, como 2º vice-presidente. Na Corregedoria-Geral, assumiu o desembargador Fernando Wolff Bodziak, enquanto a desembargadora Ana Lúcia Lourenço tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora.

Os desembargadores Ruy Alves Henriques Filho e José Américo Penteado de Carvalho foram empossados, respectivamente, como ouvidor-geral e ouvidor do TJPR.

Trajetória e atuação

Natural de Guarapuava, Fábio Haick Dalla Vecchia ingressou na magistratura em 1992 como juiz substituto. Foi promovido, ao longo da carreira, passando por diversas comarcas até chegar ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), assumindo o cargo de desembargador em 2013.

Com atuação destacada na área jurídica, integrou o Conselho da Magistratura, o Órgão Especial e diversas comissões do TJPR. Possui especialização em Direito Público e participou de cursos e eventos jurídicos no Brasil e no exterior. Em 2024, foi indicado coordenador da 3ª Região Administrativa do TJPR.