Itaipu e Itaipu Parquetec criam Núcleos de Cooperação Socioambiental no Mato Grosso do Sul

Estratégia do programa Itaipu Mais que Energia vai reunir poder público, instituições, universidades, entre outros, em busca de soluções coletivas para problemáticas atuais, como as mudanças climáticas

Nesta sexta-feira (25), será formalizada, em Dourados (MS), a criação do Núcleo de Cooperação Socioambiental do Sul do Mato Grosso do Sul, uma iniciativa organizada pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, alinhada ao Governo Federal.

O encontro acontece na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, campus Dourados (Cidade Universitária de Dourados, Bloco A, piso inferior), a partir das 7h (horário local). O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, participará da abertura do evento, que seguirá até as 16h (horário local). O acesso é restrito a convidados(as) e à imprensa.

Para compor o núcleo, foram convidados representantes de municípios, universidades, movimentos sociais, organizações cooperativas e empresas, entre outras instituições. São esperadas cerca de 100 instituições do Sul do Mato Grosso do Sul.

A composição oficial dos grupos começou em 11 de setembro, em Curitiba, com a formação dos núcleos de Curitiba e Região Metropolitana, e do Sudeste Paranaense. Desde então, a iniciativa percorreu outras 13 cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, e São Mateus do Sul. Até a última quarta-feira (23), os encontros já haviam reunido 1.285 pessoas e 650 instituições.

Depois de Dourados, as próximas reuniões serão em Umuarama (5 de novembro), onde será estabelecido o Núcleo de Entre Rios; Cianorte (6), Núcleo Médio Noroeste Paranaense; Paraíso do Norte (7), Núcleo Noroeste Paranaense. O último encontro será em Maringá (8), com a formação do Núcleo Setentrião Paranaense.

A iniciativa, parte do programa Itaipu Mais que Energia, é baseada na metodologia de governança participativa e reunirá diversas instituições em busca de soluções coletivas no território para desafios atuais, como as mudanças climáticas. A expectativa é que cada núcleo se reúna bimestralmente, online ou presencialmente.

Os Núcleos de Cooperação Socioambiental serão um espaço propício para o acesso a informações qualificadas que auxiliarão na tomada de decisões, troca de conhecimentos, diagnóstico de problemáticas comuns, construção de projetos colaborativos e fortalecimento de redes locais.

O diagnóstico territorial, a primeira atividade prática, será guiado por um especialista em governança participativa e meio ambiente, com o auxílio de coordenadores que conhecem bem os territórios. Esse também será um momento para que os participantes compreendam melhor o conceito de governança participativa, um processo colaborativo para a construção conjunta, transparente e democrática, de soluções mais eficazes para desafios coletivos.

Os núcleos receberão formações que começarão com temáticas voltadas à sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além das capacitações oferecidas pela Itaipu e Itaipu Parquetec, o leque de opções será ampliado com a oferta de cursos pelas próprias entidades participantes. Durante um encontro preliminar sobre o tema, realizado em agosto na Itaipu, representantes de diversas universidades conveniadas com a binacional já se colocaram à disposição para ampliar a oferta de cursos e pesquisas.

Com a Itaipu e o Itaipu Parquetec liderando essa formação, os núcleos aproximarão ainda mais o Governo Federal dos territórios. Uma das prerrogativas é divulgar as oportunidades capazes de ajudar nos desafios diagnosticados, como editais públicos lançados pelos ministérios.

Inicialmente, a participação nos núcleos será por meio de representantes de instituições convidadas, mas a ideia é expandir o movimento para que a iniciativa se perpetue ao longo dos anos.

Serviço:

Data: 25 de outubro (sexta-feira)
O acesso é restrito a convidados(as) e à imprensa.

Local: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Cidade Universitária de Dourados, Bloco A, Piso Inferior.

Credenciamento e café de boas-vindas: 08h às 08h30 – Horário de Brasília
(07 às 07h30 – horário local)

Intervalo para almoço: 12h às 13h – Horário de Brasília
(11h às 12h – horário local)

Encerramento e café de despedida: 17h – Horário de Brasília
(16h – horário local)

Deixe um comentário