Itaipu defende investimentos em pescado para combater fome e mudanças climáticas

O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, representou a Itaipu Binacional na abertura do 6º International Fish Congress e Fish Expo Brasil, na noite desta terça-feira (24), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Durante sua fala, Carboni defendeu os investimentos da Itaipu na cadeia do pescado. A Binacional é uma das patrocinadoras do evento e possibilitou a participação de 200 pessoas no congresso, como pescadores, piscicultores, estudantes, entre outros.

Para Carboni, a iniciativa de Itaipu de apoiar o congresso se dá por três motivos. A questão da sustentabilidade nutricional da população brasileira é um deles, visto que o peixe é, atualmente, a maior proteína animal produzida no mundo todo. Daí a importância de investir não só na pesca, mas na produção do peixe, como as pesquisas da Itaipu sobre ração (bioflocos) e as iniciativas de produção em tanques-redes.

Outro motivo é a questão ambiental. “O debate acontece em um momento que a gente discute mudanças climáticas e que afeta diretamente a água. Ou na abundância, nas enchentes, ou na falta, com as secas. Esse equilíbrio, a preservação ambiental, é fundamental”, resumiu Carboni.

E ele conclui trazendo o ponto econômico, com a criação de uma cadeia produtiva da pesca que gera empregos e renda. Recentemente, conta Carboni, Itaipu assinou com o Itaipu Parquetec um convênio da ordem de R$ 9 milhões para o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras na área de atuação da Itaipu.

O convênio vai oferecer assistência técnica, diagnósticos técnicos e socioeconômicos e a entrega de projeto conceitual de suporte à pesca e aquicultura nas colônias e associações lindeiras ao reservatório de Itaipu, além de aquicultores de toda a região do Estado do Paraná. Devem ser beneficiados mais de mil pescadores/aquicultores de mais de 20 entidades.

“Também estamos em negociação com o Paraguai para a utilização do reservatório, futuramente, para a aquicultura. Estamos avançando os estudos técnicos de demarcação de áreas, sobre qual modelo utilizar, mas já fizemos uma série de estudos que demonstram que a produção de peixes, se realizada de forma ordenada e com manejo adequado, não traz prejuízo para a qualidade da água”, afirmou.

Pesquisas

Além de ser patrocinadora, Itaipu participará do evento com apresentação de resultados de pesquisas ambientais em temas como avaliação ambiental da produção de tilápia em sistemas de tanques-rede em tributário do reservatório de Itaipu; aperfeiçoamento de metodologia de ordenamento aquícola do reservatório de Itaipu; avaliação e monitoramento de efluentes da piscicultura e tecnologia de reuso de água na aquicultura – sistema fechados de cultivo.

Os trabalhos serão apresentados por pesquisadores de instituições parceiras da Itaipu e pelos técnicos Celso Carlos Buglione Neto e Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, ambos da Divisão de Reservatório da binacional.

Congresso Internacional

O IFC é principal fórum de discussão de estratégias para o desenvolvimento sustentável da cadeia do pescado na América Latina e um relevante ambiente de negócios da cadeia de proteína animal. O evento acontece de 24 a 26 de setembro, reunindo as principais lideranças do setor, produtores, indústria de processamento do pescado, pesquisadores, agentes públicos, estudantes e fornecedores de suprimentos.

Também participaram da abertura do congresso representantes do ministério da Pesca, do Governo do Estado do Paraná, deputados federais e de associações ligadas à pesca. Durante a cerimônia, foram divulgados os vencedores do Prêmio Nécton do Pescado, que reconhece iniciativas inovadoras na cadeia do pescado.

Deixe um comentário