IPEC Guarapuava é membro de rede global de pesquisa

Foi realizado, na sexta passada (25), o “Human Cell Atlas Latin America Virtual Workshop” – um evento on-line inaugural das ações do braço latino-americano do consórcio internacional de pesquisa Human Cell Atlas, o HCA.

Realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas II da USP, que é a Universidade de São Paulo, primeiro membro brasileiro do HCA, o workshop virtual também marca o anúncio do Instituto para a Pesquisa do Câncer de Guarapuava, o Ipec, e da Rede Genômica do Paraná, a Napi-Genômica, como novos integrantes do braço latino do HCA.

“O Ipec Guarapuava será anunciado como a segunda plataforma tecnológica de análise genômica de células únicas do Brasil”, explicou o presidente do Ipec e coordenador da Napi-Genômica, professor David Figueiredo, de Departamento de Medicina da Unicentro. Para ele, esse é um forte indício que o Instituto de Pesquisa para o Câncer de Guarapuava tem “potencial para coordenar parte das atividades científicas do Human Cell Atlas da América Latina”.

O HCA tem como objetivo fazer o mapeamento genômico de todas as células humanas. As informações produzidas pelo HCA servirão de base para compreender os aspectos biológicos da saúde humana em nível celular. Esse entendimento resultará em diagnósticos mais precisos e, consequentemente, em um melhor e mais eficaz tratamento das doenças.

Para o presidente do Ipec, “a cidade de Guarapuava, o estado do Paraná, além de todos os 150 membros da Rede Genômica estão de parabéns. Isso é um exemplo de que quando uma ideia é bem planejada, pensando na integração da comunidade científica, com a missão de resolver os problemas universais da saúde humana, desperta o interesse dos grandes consórcios internacionais, como o Human Cell Atlas”. Assim, finaliza Davi, “quem ganha com tudo isso é a população, que precisa, cada vez mais, de assistência de excelência em saúde e do que chamamos de medicina de precisão”.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril