IPEC e ANAPCI iniciam negociação para parceria em pesquisa
O Diretor Científico do IPEC – Instituto de Pesquisa do Câncer, Dr. Wilson Araújo da Silva, recebeu, na manhã desta terça-feira (09,) a Vice-Presidente da ANAPCI – Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati, Terezinha Miranda Veres.
O encontro é o início de uma negociação para discutir a viabilização de uma parceria entre as instituições e desenvolver pesquisas que possam apontar as causas do alto índice de câncer no município de Irati. Também estiveram presentes, o Diretor da Cilla Tech Park, Capitão Lorenzo, além dos representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Márcio Fernandes, Diretor de Relações Institucionais e da professora Daniele Ukan.
Além de vice-presidente da ANAPCI, Terezinha também é empresária e vereadora em Irati. A visita ao IPEC aconteceu para definir um planejamento e também para estruturar um projeto em parceria com o IPEC, Cilla Tech Park e a UNICENTRO, em busca de respostas para os casos de câncer na cidade. A ANAPCI também tem parceria com o Hospital Erasto Gaertner de Curitiba.
Segundo Terezinha, o número de casos de câncer na cidade é preocupante e a necessidade de um estudo mais detalhado é reivindicado há anos.
“Alguns dizem que é por causa da água, outros que tem relação com os agrotóxicos usados na nossa região e a dúvida sempre foi motivo de discussão. A pesquisa vai apontar a verdadeira causa e esclarecer essas dúvidas”, disse Terezinha.
O Diretor Científico do IPEC, Dr. Wilson Araújo explicou como são todas as etapas que envolvem o início de uma pesquisa e de que forma a ANAPCI deve buscar recursos para o financiamento do projeto, sejam verbas públicas ou na iniciativa privada.
No próximo dia 22 de março já está agendada a visita de uma equipe técnica do IPEC no município de Irati, para um encontro com representantes da ANAPCI, UNICENTRO, médicos e empresários. O objetivo do encontro é promover a assinatura de uma parceria.
A ANAPCI é hoje, uma referência na região de Irati e recebe pessoas portadoras da doença de mais nove cidades vizinhas.