Instalada rede de drenagem contra alagamentos na João Tonon

Para solucionar os problemas de alagamentos, que afetam os moradores da rua João Tonon, no bairro Vila Bela, a  prefeitura de Guarapuava, por meio da Surg, realizou a instalação da rede de drenagem.

Segundo a moradora Sadnara Andressa dos Santos, de 33 anos, a falta da boca de lobo fazia com que a água da chuva, sem vazão, invadisse a sua casa. “Minha família reside há mais de 50 anos aqui e estamos contentes que a nossa demanda foi atendida e que o medo da chuva vai acabar”, relatou a moradora.

No local, as equipes estão realizando três canais de manilhamento, com manilhas de 40 e 60 milímetros e de um metro de diâmetro para escoar as águas pluviais.

“É um pedido antigo da população e nós sabemos da dificuldade de todos que residem nessa região, principalmente quando há um grande volume de chuva e são prejudicados com fortes alagamentos. Por isso fizemos um projeto, será um trabalho extenso para solucionar essa situação”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O projeto idealizado pela Surg, prevê ainda a instalação de 300 manilhas e a revitalização de galerias da João Ferreira Neves até a João Tonon. Depois da João Ferreira Neves até a caixa principal de captação de água do bairro.

“Nossa engenharia dimensionou a quantidade de toda água do bairro que vem para essa direção, para a execução das galerias comportando todo esse volume de água e evitando alagamentos. Toda a nossa equipe está concentrada aqui para garantir que o serviço seja concluído em breve, auxiliando os moradores”, finalizou o presidente da Surg, Halmuth Brandtne.

As obras estão previstas para serem concluídas até o final de janeiro.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril