Inscrições para escolha de diretores das escolas municipais estão abertas

A Secretaria de Educação (SME), iniciou o processo de inscrição para a escolha dos (as) diretores (as) das escolas municipais de Guarapuava. Podem participar, professor(a), supervisor (a) pedagógico (a) e orientador (a) educacional.  Para isso, eles precisam ter especialização em administração ou gestão escolar, de acordo com os termos do Artigo 64 da Lei Federal nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O prefeito de Guarapuava, Celso Goes, reforçou a importância de se investir na qualificação do corpo docente do município, neste caso com foco nas direções das escolas. “Como a Educação é prioridade em nosso município, nada mais importante do que investir na qualificação dos nossos profissionais. Por isso, exigir formações específicas para nossos diretores e diretoras, é de fundamental importância para que os alunos recebam um ensino de qualidade e diferenciado”, sublinha o prefeito.

As inscrições começaram na terça-feira (18) e vão até o dia 24 de outubro. Os candidatos devem acessar o link e preencher os requisitos exigidos. O processo de escolha, de acordo com o edital, constitui-se de quatro fases: I. Avaliação escrita, II. Apresentação do plano de aula, III. Inscrição para o candidato (a) à direção e apresentação de documentos de habilitação, e IV. Processo de escolha pela comunidade escolar para a função de diretor/diretora da unidade de ensino.

Os participantes inscritos participaram da avaliação escrita na primeira fase do processo, no dia 06 de novembro. Os seguintes conteúdos programáticos serão contemplados na avaliação escrita, referente à primeira fase do processo:

  • Legislação educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
  • Gestão Democrática;
  • Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Guarapuava;
  • Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal de Guarapuava.
  • Sistemas de Garantias e Direitos da Criança e do Adolescente;

O secretário de educação, Pablo Almeida, falou sobre a importância desse processo para as escolas e para o município.

“A mudança se fez necessária para cumprir condições previstas para o recebimento da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) feita pela União, referente ao programa Valor Aluno Ano por Resultado. Além disso, com o intuito de dar mais autonomia para os gestores, a matéria propõe uma gestão participativa e descentralizada, com autonomia para as unidades escolares elaborarem e executarem os regimentos escolares, os planos de ação, os planejamentos e os projetos político-pedagógicos. Ainda com o objetivo de manter a participação efetiva dos alunos, existe a gestão estratégica para assegurar o acesso e a permanência deles na escola e, também, a valorização dos profissionais da Educação em serviço”, destaca o secretário.

Deixe um comentário